
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sílvio Carneiro Junior | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariele Melo | - |
| Autor(es): dc.creator | Elber Godoy | - |
| Autor(es): dc.creator | Danislei Bertoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Carmen Garcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91429 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91429 | - |
| Descrição: dc.description | De maneira geral, a realidade do Ensino de Ciências no país é precária, com baixo investimento principalmente no que se refere a disponibilidade de materiais didáticos diferenciados que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, torna-se um desafio ao professor de Ciências, para elaboração de novas práticas e métodos para a transposição do conhecimento, a fim de abranger os alunos para que seja mais interativo e eficaz o alcance do processo educacional. Assim, o professor desempenha papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, produzindo recursos práticos, viáveis, simples e de aprendizagem efetiva dos conteúdos, além de melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, e evitar que as aulas sejam monótonas para os alunos, por parecerem difíceis e distantes. Contudo o programa Residência Pedagógica possibilita aos acadêmicos de Licenciatura uma vivência de formação inicial que lhes dá uma visão real do ambiente escolar, permitindo que a observação das dificuldades, das possibilidades e a construção de novas práticas didáticas seja possível. Este trabalho é um relato de professores residentes que aplicaram um jogo lúdico em sala de aula, e os resultados aqui apresentados evidenciam que o ensino utilizando essa metodologia é significativo e importante para que conceitos de Ciências não passem despercebidos no processo de formação dos alunos, demonstrando que é de extrema importância a abordagem com materiais lúdicos em sala de aula, para que os alunos possam desta forma interagir e despertar seu interesse pelo conteúdo, e notando quando possível sua importância em relação ao ambiente escolar e social do mesmo. Tais possibilidades foram observadas com aplicação do jogo Bingo Celular tendo uma perspectiva muito positiva na fixação do conteúdo de células e, ao mesmo tempo, estimulando cada aluno a colocar em prática outras habilidades, tendo assim um desempenho mais efetivo dos alunos e uma imersão maior no conteúdo. Intervenções pedagógicas realizadas pelos licenciandos do programa Residência Pedagógica demonstrado um nível de aceitação e aprendizado por parte dos alunos, podendo observar que o processo de ensino-aprendizagem pode sim ser reconstruído com o auxílio de novas práticas educacionais, com a abordagem também de novos conceitos em meio ao conhecimento estudado anteriormente em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa, materiais didáticos, residência pedagógica | - |
| Título: dc.title | BINGO CELULAR: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: