Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Isabela Schmidt Penteado | - |
Autor(es): dc.creator | Hellen da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Patricia Vosgrau de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91428 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91428 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo é resultado das observações e intervenções realizadas pelas acadêmicas do terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual tem como temática: Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da inserção no contexto escolar, tornou-se possível observar duas professoras em exercício e identificamos que ambas efetivam práticas de aquisição de leitura e escrita em uma perspectiva de alfabetização e letramento e, visto que, alfabetizar e letrar são processos complexos, questionamos: O PIBID a partir da temática alfabetização e letramento se faz importante para a formação inicial das acadêmicas do curso de Pedagogia? Para tanto, abordamos esta temática, pois, reconhecemos a complexidade que envolve o processo de alfabetizar e letrar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, as acadêmicas saem dos cursos de formação de professores sentindo-se receosas para exercer tal função. Por meio deste estudo temos o objetivo de analisar a importância de um programa que propicia inserções em práticas alfabetizadoras, a fim de contribuir para a formação inicial das acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para o desenvolvimento deste programa foram realizadas observações e intervenções, as quais foram registradas no diário de diário de bordo, compreendendo-o como um instrumento de observação e reflexão sobre a prática profissional. E para a realização das intervenções foram organizados planejamentos, nos quais as professoras e coordenadora pedagógica contribuíram com determinadas sugestões. Contudo, a partir do desenvolvimento deste estudo, tornou-se perceptível a importância do PIBID para a formação inicial docente, compreendendo-o como uma iniciativa que busca propiciar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a aproximação com contexto escolar, de forma que a temática de alfabetização e letramento no PIBID, tem oferecido suporte para superar as fragilidades dos cursos de graduação, no que se refere à formação do professor alfabetizador, proporcionando a inserção nas práticas alfabetizadoras desenvolvidas na escola, em um movimento reflexivo, articulando as teorias advindas da universidade e as demandas da escola. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | : Alfabetização e letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | professor alfabetizador | - |
Palavras-chave: dc.subject | percurso formativo. | - |
Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: