Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
Autor(es): dc.creator | Beatriz Spisila | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriele Pereira da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Fabíola Paiva Iactchak Prybylski | - |
Autor(es): dc.creator | Rogério Goulart da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Regina Ferreira da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91427 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91427 | - |
Descrição: dc.description | A partir das experiências vivenciadas através do projeto PIBID na Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna com alunos/as do 2º ano do ensino fundamental, através da vivência das aulas de Educação Física, identificamos alta taxa de competitividade. O objetivo do trabalho é compreender a magnitude desse fenômeno. Com base nas intervenções observamos o anseio das crianças pela vitória, repulsa a derrota e frustração e a separação de meninos e meninas, quando competiam esses dois grupos, geralmente, as meninas tendiam a desistir ao enfrentar um colega menino. Observa-se uma diferença entre o nível de competitividade de meninos e meninas e entre os mais aptos e os menos aptos. Os meninos são influenciados desde sempre pela nossa sociedade para que sejam superiores, mais fortes, protetor, isso revela, mais tarde, frustração perante a derrota, pressão e ansiedade. Porém, o objetivo da Educação Física na escola não é formar atletas e tampouco provocar rivalidade entre alunos, entre alunas ou entre alunos e alunas, mas formar sujeitos para participar das mais diversas experiências corporais que a vida propicia. Nesse sentido, cabe ao professor/a ficar atenta às ações, linguagem, metodologia, etc. porque estas instituem significados, isto é, é fundamental que o/a docente problematize as situações que emergem nas aulas e dialogue com meninos e meninas para que compreendam o que fazem, dizem e ao mesmo tempo construam sentido e significado ao que fazem. Portanto, é papel do professor de Educação Física inserir princípios e valores a favor de uma prática que incentive a participação, aprendizagem, aperfeiçoamento, descobrimento de suas potencialidades e habilidades, integrando os gêneros e estimulando a convivência de forma igualitária. Pois assim, as novas gerações aprendem a relação entre os sexos respeitando e reconhecendo a diferença e diversidade nos modos de ser e se comportar. Cabe salientar que a problematização da prática docente é fundamental para propiciar aos meninos e meninas práticas que possibilitem a ressignificação da cultura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | relações de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | competitividade | - |
Título: dc.title | RELAÇÕES DE GÊNERO E COMPETITIVIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: