ENSINAR COM JOGOS: RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHumberto Alves Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:15:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:15:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91424-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91424-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tem como objetivo geral relatar as experiências obtidas nas aulas ministradas pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, (PIBID) do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, junto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel Ribas, EFM, em Guarapuava, Paraná. O tema tratado foi “Poluição atmosférica” com atividade lúdica, buscando aprimorar a metodologia de trabalho em sala de aula e assim facilitar a compreensão do conteúdo e a reflexão sobre os principais fatores causadores da poluição atmosférica, nas diferentes escalas, local, regional, nacional e mundial, uma vez que o aluno deve estar inserido em todas essas escalas, algo que irá facilitar a compreensão do conteúdo aplicado, resultando no sucesso da atividade. Para a elaboração das aulas foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre o tema tanto em livros didáticos como em vários outros setores de pesquisa como sites do IBGE e tantos outros, e, em seguida o grupo dedicou-se à construção do Jogo “Batalha Naval” Foi possível obter resultados positivos os quais demostraram que o uso de jogos é bastante eficaz no ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos e a importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem, em especial no uso de jogos pedagógicos voltados para o ensino de conceitos geográficos. Compreende-se que é necessário buscar materiais didáticos e metodologias diferenciados para o ensino e o aprendizado. A aplicação de novos métodos tende a tornar esse processo mais eficiente e a utilização de jogos é altamente educativa e motivadora. É uma forma diferente e envolvente de compreensão do saber acadêmico para que este seja transformado em conhecimento, pois o(a) aluno(a) trabalha a teoria junto com a prática. Eles são importantes ferramentas pedagógicas, favorecendo a socialização, atenção e concentração dos educandos, neste caso particular, sobre a poluição atmosférica e seus efeitos danosos a vida na terra.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectaulas - jogos-
Palavras-chave: dc.subjectpoluição atmosférica.-
Título: dc.titleENSINAR COM JOGOS: RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.