
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Ginez Villarda | - |
| Autor(es): dc.creator | Cristiane Dal Bosco Rezzadori | - |
| Autor(es): dc.creator | Alexandre Polizel | - |
| Autor(es): dc.creator | Mario Rodrigues Pimenta Netto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91423 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91423 | - |
| Descrição: dc.description | Os currículos podem ser compreendidos como artefatos culturais que organizam, analisam e delimitam determinados saberes como formativos. No entanto, não são apenas documentos oficiais que operam desta maneira e geram efeitos na constituição das pessoas. As histórias de vida de um sujeito deixam marcas no seu processo de ser e estar no mundo, que são evidências de sua trajetória formativa, de seu currículo. Ao voltarmos o olhar para este currículo, educações são operadas. Este texto apresenta o relato de si de um jovem gay durante o seu trânsito pelos espaços educativos em uma universidade pública federal do município de Londrina-PR como o objetivo de apresentar e analisar a sua história de vida e as marcas deixadas na memória deste acerca de sua trajetória formativa nos espaços educativos, além de refletir acerca dos usos desses espaços por ele. Para tanto, a escrita da história de vida foi proposta com o intuito de conhecer e registrá-la segundo embasamento teórico-metodológico de narrativas de si. As análises e problematizações estão pautadas na análise do discurso e suas significações, em especial, em duas linhas analíticas, a saber: o caráter geracional e as marcas deixadas nas memórias dos jovens gays durante o trânsito pelos espaços educativos; e os usos dos espaços em relação as identidades gays. De acordo com o objetivo apresentado, compreender quais são/foram e de que maneira as marcas deixadas na memória deste jovem gay afetaram seus percursos formativos bem como as negociações realizadas por este nos espaços educativos é muito importante para perceber que relações de poder instauraram concepções e marcas nos corpos, ou seja, é preciso pensar no quanto se está disposto a ser visto e tracionar as ecologias em determinado espaço educativo ou suprimir categorias identitárias e buscar outros espaços. Acredita-se que os fragmentos da história de vida apresentada permitam conhecer coisas, experiências e subjetividades para além dos ofícios escolares. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | histórias de vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | trajetórias formativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | homossexuais. | - |
| Título: dc.title | NARRATIVA DE VIDA DE UM JOVEM GAY: VIOLÊNCIAS E NORMATIVIDADES EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: