
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Eduarda Soares dos Anjos | - |
| Autor(es): dc.creator | Gláucia Kronbauer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91422 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91422 | - |
| Descrição: dc.description | Eduarda Soares dos Anjos, Educação Física, UNICENTRO, dudianjoos@gmail.com Gláucia Andreza Kronbauer, Educação Física, UNICENTRO, glaucia.kronbauer@gmail.com Resumo A política de inclusão na rede de ensino regular tem como uma das medidas de integração valorizar a diversidade dos alunos (condições físicas, intelectuais, emocionais, sociais e outras), ou seja, perceber suas potencialidades e integrá-los ao cotidiano da escola, garantindo seu direito à educação. O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar as experiências de uma Pibidiana que atua na equipe de Atletismo Paraolímpico do colégio Antônio Xavier da Silveira, e sua relação com a inclusão escolar. O projeto de Atletismo Paraolímpico no Colégio Antonio Xavier da Silveira iniciou com um dos professores de Educação Física no ano de 2013. Desde a sua criação até o ano de 2018, passaram pelo projeto oito alunos. As atividades acontecem em três dias da semana no período da tarde, juntamente com os treinamentos da equipe de atletismo da escola. Os treinamentos intercalam exercícios de condicionamento físico e aspectos técnico-táticos das provas. Nos treinamentos para as provas é utilizada a cadeira específica para os atletas, além de cones, fita métrica, dardo, peso, disco e a pelota. Os alunos realizam series de lançamentos e arremessos, de acordo com a sua condição individual, e o objetivo é superar as marcas anteriores. Nestes dias eu auxilio o professor na orientação e coordenação dos gestos técnicos dos alunos, como ajustar braço e mãos, motivando e incentivando para amplificar a autoconfiança dos alunos. Também faço os registros das marcas alcançadas e organizo os equipamentos para cada novo lançamento ou arremesso. Os treinamentos físicos são realizados individualmente e em circuitos, como atividades como corrida (com ou sem cadeira de rodas) entre cones, pré flexão, exercícios abdominal, levantamento de peso e barra para fortalecimento dos braços. Nesses dias, eu auxilio na orientação dos movimentos e cuido para que, durante os exercícios com pesos/barra, os equipamentos não caiam. Os integrantes da equipe conquistaram diversas medalhas em competições regionais e nacionais. Relatam a importância do projeto para o seu reconhecimento na escola e como essas atividades contribuem para sua aprendizagem. A equipe pedagógica da escola afirma que participar do projeto de Atletismo Paraolímpico da escola colabora para a inclusão dos alunos no cotidiano da escola. A atuação junto a este projeto, como estagiária do PIBID, tem contribuído para minha formação como futura professora, no sentido de possibilitar a criação e a adaptação de atividades, de acordo com as singularidades de cada aluno. Além disso, me auxilia a compreender a inclusão como um processo integrado ao cotidiano escolar, que faz parte da rotina. Este trabalho possibilitou refletir sobre as práticas excludentes presentes em nossa sociedade e o papel dos professores e da escola em promover as práticas corporais e a produção de conhecimento sobre a cultura corporal do movimento no sentido de garantir o respeito às diversidades e às necessidades específicas de cada aluno. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Física, Inclusão e Paraolimpíadas | - |
| Título: dc.title | ATLETISMO PARAOLÍMPICO E A INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DO ESPORTE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: