Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Beatriz Mato | - |
Autor(es): dc.creator | Patrícia Argenton | - |
Autor(es): dc.creator | Rogério Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Regina Ferreira Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:05:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:05:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91420 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91420 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de agosto a novembro de 2018, na Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto. As aulas foram ministradas para os 3os e 4os anos, seguindo o Currículo da Prefeitura de Curitiba (2016). O objetivo foi trabalhar o eixo ‘Lutas’ através da ludicidade, valorizando a criatividade e as experiências anteriores de cada estudante. Foram executados gestos técnicos, elencados os aspectos históricos e filosóficos, além de vivências voltadas à autorregulação, diferenciando-se a forma de abordagem, com adaptações conforme a faixa etária. As temáticas “super-heróis/super-heroínas” e “Ninjas” foram construídas a partir dos elementos da cultura infantil apresentados pelas crianças e que estão presentes em seu imaginário. Como suporte teórico, utilizou-se de pesquisas sobre a história dos ninjas, identificando as contraposições diante da realidade brasileira. Com o propósito de desenvolver as habilidades como força, agilidade, velocidade e respeito ao próximo, foram realizadas seis aulas práticas com as diferentes modalidades de lutas como: Tae-kwon-do, Judô, Capoeira, Kung Fu, Muay Thai. Ademais, ocorreram duas aulas sobre a autorregulação com práticas de meditação e concentração. Contribuindo para o enriquecimento das aulas, inseriu-se a interdisciplinaridade com o componente curricular ‘Arte’ na confecção das roupas dos super-heróis/super-heroínas e de faixas ninjas. As turmas trabalharam com a imaginação para que ocorresse o desenvolvimento das atividades. Os resultados percebidos foram a melhoria na comunicação entre os colegas, a compreensão dos estudantes às mudanças fisiológicas como o batimento cardíaco, os movimentos respiratórios, o desenvolvimento de habilidades motoras e da criatividade. Da mesma forma, observou-se, através de autoavaliação das crianças, uma melhor autorregulação de suas emoções em momentos de angústia, raiva e agitação. Conclui-se que ao trabalhar com o conteúdo lutas de uma maneira lúdica, houve maior abertura para a colaboração e participação das crianças nas atividades. Além do que o trabalho dos fundamentos teóricos e práticos das diversas modalidades produziu novas formas de significação e interpretações da cultura. A partir dessa experiência, observa-se a importância da ludicidade e criatividade para construirmos um aprendizado significativo à criança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lutas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Título: dc.title | METODOLOGIA PARA O ENSINO LÚDICO DE LUTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: