
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Juliana dos Reis | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Labres dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruna Silva Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Telma Zen Possebon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91418 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91418 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho pretende apresentar alguns aspectos práticos relacionados ao desenvolvimento de um semestre letivo dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no curso de Letras Inglês, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As aulas de inglês ministradas pelos bolsistas do Pibid foram direcionadas a alunos de sétimo e oitavo ano do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, no bairro Umbará, em Curitiba, durante todo o primeiro semestre do ano de 2019. Seguindo os princípios do Communicative Approach (LARSEN-FREEMAN, 2011), as práticas dos licenciandos tiveram seu foco no ensino de inglês para uso cotidiano, mantendo ênfase em aquisição de vocabulário e com o ensino de gramática desenvolvido de forma natural e relacionada ao contexto dos assuntos trabalhados. A pesquisa justifica-se pela apresentação da possibilidade de aulas de inglês interativas e culturalmente enriquecedoras a partir da confecção de materiais didáticos diferenciados que visam dinamizar a aula e promover a participação ativa dos alunos, deixando para trás o modelo de ensino gramatical com foco unicamente no professor. Pretende-se mostrar que a produção e utilização destes materiais didáticos em sala de aula trazem resultados bastante positivos no que tange à aquisição de linguagem dos alunos. Para além de momentos de exposição teórica, durante o planejamento das aulas, foi levado em consideração tanto o uso de jogos fornecidos pela coordenação do Pibid adquiridos com verba governamental quanto materiais didáticos produzidos pelos próprios graduandos. Dentre os materiais produzidos estão uma pirâmide alimentar, cartazes com as estações do ano e um mapa-múndi. A intenção era permitir a interação do aluno durante as aulas, levando-os a serem seres ativos na construção de seu próprio conhecimento, bem como na construção do conhecimento de seus colegas; além disso, tinha-se a preocupação de que os alunos pudessem notar a aplicabilidade prática do uso da língua inglesa nas mais diversas situações do cotidiano. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | communicative approach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de Inglês | - |
| Palavras-chave: dc.subject | práticas didáticas. | - |
| Título: dc.title | PRÁTICAS DIDÁTICAS NO PIBID PARA O ENSINO DO INGLÊS COTIDIANO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: