
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Elber Godoy | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariele de Mello | - |
| Autor(es): dc.creator | Silvio Carneiro Junior | - |
| Autor(es): dc.creator | Danislei Bertoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Márcio Dura Cavagnari | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91415 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91415 | - |
| Descrição: dc.description | A formação e a prática do professor de Ciências estão em constante processo de mudança, assim como a sala de aula com alunos que vivenciam em suas experiências diárias, diferentes ferramentas tecnológicas. No cotidiano do ensino e aprendizagem em Ciências, novas ferramentas passam a integrar o trabalho do professor na sala de aula, maximizando práticas e propondo ao aluno as diferentes formas de envolvimento, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades e levando-os para um nível de interesse e interatividade por diversas áreas do conhecimento. O programa Residência Pedagógica permite aos acadêmicos a imersão no ambiente escolar, a fim de construir novas práticas educacionais e propiciar um ganho ao processo de ensino-aprendizagem, por meio intervenções pedagógicas, observações e interações com as dependências escolares. Para acadêmicos de Licenciatura, o programa possibilita que esses futuros profissionais do Ensino de Ciências um período de pesquisa e desenvolvimento do seu trabalho docente, tornando-os mais reflexivos e críticos no ambiente escolar e nos processos para a mudança da realidade escolar, tendo como ponto de partida as dificuldades, necessidades e novas ferramentas a serem inseridas neste ambiente para uma efetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm estimulado a interação e o aprendizado dos alunos, e o uso da plataforma Plickers em aulas de ciências propiciou o interesse dos mesmos pelo conteúdo abordado, bem como demonstrou um nível significativo de envolvimento e aprendizado. As ferramentas de TDIC agregadas às práticas docentes possibilitaram uma nova forma de identificar nas turmas quais as dificuldades dos alunos tanto no individual como no coletivo e assim passando a serem vistas como uma possibilidade notória no processo de construção do conhecimento. Assim, ferramentas como o Plickers contribuem com as metodologias adotadas pelo professor de ciências em sala de aula, fazendo com que seja possível esta interação e retorno da prática docente, por meio de um material de resposta mais rápido, com a análise do processo de ensino-aprendizagem. Contendo mais interações para que o aluno assim se interesse pelo processo educacional onde está inserido, apresentando uma melhora nas dificuldades apresentas por alguns alunos em determinadas áreas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de Ensino. | - |
| Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: