A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorElber Godoy-
Autor(es): dc.creatorMariele de Mello-
Autor(es): dc.creatorSilvio Carneiro Junior-
Autor(es): dc.creatorDanislei Bertoni-
Autor(es): dc.creatorMárcio Dura Cavagnari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:32:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:32:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91415-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91415-
Descrição: dc.descriptionA formação e a prática do professor de Ciências estão em constante processo de mudança, assim como a sala de aula com alunos que vivenciam em suas experiências diárias, diferentes ferramentas tecnológicas. No cotidiano do ensino e aprendizagem em Ciências, novas ferramentas passam a integrar o trabalho do professor na sala de aula, maximizando práticas e propondo ao aluno as diferentes formas de envolvimento, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades e levando-os para um nível de interesse e interatividade por diversas áreas do conhecimento. O programa Residência Pedagógica permite aos acadêmicos a imersão no ambiente escolar, a fim de construir novas práticas educacionais e propiciar um ganho ao processo de ensino-aprendizagem, por meio intervenções pedagógicas, observações e interações com as dependências escolares. Para acadêmicos de Licenciatura, o programa possibilita que esses futuros profissionais do Ensino de Ciências um período de pesquisa e desenvolvimento do seu trabalho docente, tornando-os mais reflexivos e críticos no ambiente escolar e nos processos para a mudança da realidade escolar, tendo como ponto de partida as dificuldades, necessidades e novas ferramentas a serem inseridas neste ambiente para uma efetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm estimulado a interação e o aprendizado dos alunos, e o uso da plataforma Plickers em aulas de ciências propiciou o interesse dos mesmos pelo conteúdo abordado, bem como demonstrou um nível significativo de envolvimento e aprendizado. As ferramentas de TDIC agregadas às práticas docentes possibilitaram uma nova forma de identificar nas turmas quais as dificuldades dos alunos tanto no individual como no coletivo e assim passando a serem vistas como uma possibilidade notória no processo de construção do conhecimento. Assim, ferramentas como o Plickers contribuem com as metodologias adotadas pelo professor de ciências em sala de aula, fazendo com que seja possível esta interação e retorno da prática docente, por meio de um material de resposta mais rápido, com a análise do processo de ensino-aprendizagem. Contendo mais interações para que o aluno assim se interesse pelo processo educacional onde está inserido, apresentando uma melhora nas dificuldades apresentas por alguns alunos em determinadas áreas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digitais de Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Ensino.-
Título: dc.titleA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.