Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Anderson Brum de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Guilherme Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Júlia Weingärtner | - |
Autor(es): dc.creator | Ana Dias Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Eduardo Marks de Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91412 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91412 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo apresentar, relatar e discutir o desenvolvimento da oficina planejada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Língua Inglesa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e sua aplicação nas turmas de 7° ano no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Tal oficina foi pensada a partir de discussões da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BNCC-EF) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em conjunto com o Coordenador. A cidade de Pelotas é conhecida por receber uma quantidade considerável de turistas durante o ano em seus mais diversos eventos. Com isso, as chances de interações com falantes não-nativos do português tornam-se uma real possibilidade na vida dos seus cidadãos. Depois de várias discussões para decidir como seria possível tentar atingir essa realidade, chegou-se à conclusão que trabalhar com ‘direções’ e ‘localizações’ na Língua Inglesa seria a melhor forma de aumentar a preparação nos alunos. Escolheu-se o sétimo ano do Ensino Fundamental por tratar-se de um conteúdo um pouco complexo para o ambiente escolar. Além disso, esse é conhecido por ser o segundo ano de contato oficial de um aluno com a língua estrangeira, o que contribui para uma maior compreensão dos tópicos trabalhados. A partir da noção de Língua Inglesa como uma língua franca se propôs a tratar do tema “Direções” visando promover uma aula que relacione o uso da língua à uma situação real, qual seja, dar informações à um estrangeiro e como se localizar em uma cidade estranha. As aulas foram organizadas em quatro encontros e abordaram as quatro competências linguísticas: writing, reading, listening e speaking. Após a finalização de todas as aulas, distribuiu-se um questionário com perguntas relacionadas à oficina para promover um maior feedback dos alunos ao trabalho realizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direções | - |
Título: dc.title | O APRENDIZADO DE LOCALIZAÇÕES DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO ESCOLAR DE MODO A PROMOVER EVENTUAIS/POSSÍVEIS INTERAÇÕES DE ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: