
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Flávia Ribeiro do Nascimento | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Cristina Franzoia Moss | - |
| Autor(es): dc.creator | Nádia Maria Pereira Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | Danislei Bertoni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91411 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91411 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma experiência de prática docente, realizada por licenciandas do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa/PR, participantes do programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Elzira Correia de Sá. A intervenção envolveu uma abordagem de introdução à química para estudantes do 9º ano, por meio de aulas demonstrativas e práticas de laboratório, visando oportunizar a esses estudantes o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo estudantil, tendo como alvo o processo de produção do conhecimento científico, estudado anteriormente em sala de aula. Além disso, tal experiência envolveu o uso da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e do Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018) como forma de orientação curricular, organização, contextualização, elaboração de planos com sequências de aulas interdisciplinares de Ciências. Esses planos foram elaborados por duas professoras residentes e expressam a organização e caracterização de um cronograma de regências que propiciaram a intervenção por meio de aulas demonstrativas e práticas de laboratório, precedidas por aulas realizadas com exposição dialogada dentro e fora do ambiente formal da sala de aula. Considerando a necessidade de promover a interdisciplinaridade nas Ciências Naturais e desta com as Ciências Humanas, com as Linguagens e a Matemática, o professor precisa estabelecer formas diferenciadas de ensino que propicie aos estudantes analisarem e entenderem a química na prática e no cotidiano, principalmente quando ocorre o primeiro contato mais efetivo com conceitos dessa ciência. Essa interdisciplinaridade é de grande valia, também, para um aprendizado reflexivo do professor, uma vez considerado hegemonicamente detentor do conhecimento, deve mudar a sua postura e estar aberto para continuamente aprender com profundidade as relações conceituais, propor novas formas de ensino, de estratégias e de atividades, compreendendo de modo mais amplo como se aprende e como se avalia. Complementando assim a formação do professor, que não ocorre apenas na sua graduação ou em suas especializações, mas principalmente quando este exerce na prática do dia a dia uma troca de conhecimento com o aluno no ambiente escolar. Essa troca deveria ser vista como algo normal e de ampla produtividade para o ensino de ciências, porém, o estereótipo já citado de detentor de conhecimento gera certo empecilho nessa troca que poderia acontecer. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conceitos Científicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | INTRODUÇÃO À QUÍMICA POR MEIO DE AULAS DEMONSTRATIVAS E PRÁTICAS LABORATORIAIS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: