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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Felipe Wieler | - |
| Autor(es): dc.creator | Ingrid Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana Ikoma | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:15:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:15:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91410 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91410 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo temos como objetivo relatar a experiência no Colégio Estadual Conselheiro Carrão. Foi feita uma intervenção com o intuito de reforçar os Números Inteiros a partir de um jogo da memória elaborado pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática – UTFPR, estes são alunos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O jogo foi pensado para alunos do 7º ano do ensino fundamental, que possuem faixa etária entre 11 e 12 anos. Para elaborar o jogo foi aplicada uma prova diagnóstica em três turmas, com o intuito de obter informações sobre a aprendizagem dos conteúdos já trabalhados. A prova aborda o conteúdo básico dos Números Inteiros, foram trabalhados exercícios de interpretação com exemplos de situações que acontecem no dia a dia, nota-se a partir da prova diagnóstica que os estudantes possuem dificuldades em “regras de sinais”, principalmente quando envolve multiplicação e divisão, alguns discentes têm grande dificuldade em interpretação de texto, assim os impossibilitando de entender os exercícios. Com o resultado da prova diagnóstica, foi possível separar os alunos em grupos para realizar o jogo. Cada grupo possuía alunos com mais facilidade de aprendizagem, alunos medianos e alunos com dificuldade, portanto foi possível que todos participassem. Durante a aplicação foi observado que os estudantes se ajudam entre eles e levam a sério atividades diferentes do cotidiano. Analisando a atividade de forma geral, ela foi bem-sucedida, todos os alunos participaram; durante a aplicação todos os grupos em algum momento pediram ajuda pois tinham dúvidas ou dificuldades. As dúvidas eram comuns entre os grupos, normalmente perguntavam algo relacionado a multiplicação e divisão dos números inteiros. Com esta experiência é possível notar que o jogo como metodologia de ensino é uma possibilidade que facilita o aprendizado e reforço nos conteúdos aprendidos em sala de aula. A teoria e a disciplina são importantes para o desenvolvimento social e cognitivo do aluno, mas atividades fora da sala de aula que proporcionam ao aluno interagir e ter uma experiência fora do “normal” pode ser proveitosa, os estudantes estão no estágio cognitivo que possuem raciocínio lógico, e as atividades diferentes podem proporcionar desenvolvimento para o aluno. Em suma, consideramos o potencial da aplicação de jogos e atividades fora da classe de aula como um método de ensino. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Números Inteiros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Título: dc.title | Jogo da memória a partir dos Números Inteiros | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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