Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Julia Savian | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriela Eleuterio | - |
Autor(es): dc.creator | Kassia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91408 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91408 | - |
Descrição: dc.description | Busca-se, no presente trabalho, fazer o uso de experiências em sala de aula para guiar uma discussão sobre como atuam os padrões dominantes de feminilidade, de masculinidade e de orientação sexual no ambiente escolar. O ponto de partida foi a provocação oriunda de quatro relatos - dos quais dois casos de bullying homofóbico e duas perguntas feitas por alunos - Dada análise, verificou-se que os casos de bullying homofóbico relacionam-se tanto com a vigilância da sexualidade e do cumprimento dos papéis de gênero, como com a manifestação da virilidade, uma vez que os ataques se revestem de comportamentos autorizados para o “macho” e forjam uma alteridade desviante. Quanto aos questionamentos levantados pelos alunos, verifica-se a oposição entre o “nós-normais” e o “outro-desviante”, a naturalização da orientação heterossexual e a tentativa de esconder a diferença. A escola, apesar de agrupar em seu interior os mais diversos sujeitos, por vezes contribui para a manutenção da ordem social vigente, disseminando preconceitos e compactuando com o silenciamento das minorias. Durante a experiência com o PIBID (2018-2019), tanto no Colégio Estadual Rui Barbosa (Guarapuava – PR) como no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt (Guarapuava – PR), questões relativas à gênero e sexualidade se fizeram presentes no cotidiano escolar, apresentando-se como desafios a prática docente. A garantia da ordem de gênero se subscreve em discursos heteronormativos, no silenciamento e invisibilização das temáticas de gênero e sexualidade. Sustenta-se a ordem concebendo a condição da heterossexualidade como natural, compactuando com o silenciamento e invisilibizando os sujeitos que não cumprem com as expectativas dos papéis tradicionais de gênero. Agrega-se a problemática o medo dos educadores em falar sobre gênero e sexualidade - medo que, por sua vez, pressupõem uma noção de contágio e/ou de sexualidade como pertencente ao âmbito privado. Por fim, defende-se uma educação plural, que não esteja ancorada em um tipo ideal masculino, branco, heterossexual, adulto, burguês, física e mentalmente dentro dos parâmetros de normalidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying homofóbico; | - |
Título: dc.title | VIGILÂNCIA E SEXUALIDADE: O BULLYING HOMOFÓBICO COMO INSTRUMENTO DO CUMPRIMENTO DOS PAPEIS DE GÊNERO NA ESCOLA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: