Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Álvaro Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Karyne Sharara | - |
Autor(es): dc.creator | Fabiane Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91406 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91406 | - |
Descrição: dc.description | Este relato tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica por meio da realização do Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. O estágio foi desenvolvido no município de Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul- Brasil, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach, com a turma do 7º ano do ensino fundamental. O estágio teve como objetivo proporcionar aos licenciandos/residentes vivenciar à docência em Ciências, colocando em prática saberes adquiridos durante todo o processo de graduação. O estágio ocorreu durante um período de 51 horas, em que foram desenvolvidas 35 horas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach e 16 horas de projeto pedagógico na mesma. Na escola, optamos por trabalhar com o 7° ano, que é composto por 21 alunos. Em relação aos conteúdos que trabalhamos com o 7º ano, foram ministrados: teorias da evolução, célula e classificação dos seres vivos, vírus, Reino Monera, Reino Protista, Reino Plantae, cientistas brasileiros e suas descobertas. Notamos que o estágio proporciona a nós licenciandos um momento ímpar de aprendizado para a nossa formação acadêmica, pois, ao longo do estágio, percebemos a importância de se ter um bom planejamento de aulas e de ter um “plano B” (caso o planejado não dê certo). Por fim, estar sempre bem preparada para possíveis mudanças e em busca do melhor conteúdo e da melhor metodologia de ensino para oferecer aos alunos. O estágio curricular supervisionado III é um elemento essencial na formação do aluno acadêmico, item o qual incentivará o desenvolvimento para a docência na graduação. É neste instante em que o estagiário usa a teoria na prática, sempre buscando uma reflexão após cada aula para melhorias e mudanças ao longo deste período. Assim, as experiências vivenciadas neste estágio permitiram analisar qual é o trabalho do professor de Ensino Fundamental II e como se pode estar inserido dentro dele, com todas as suas problemáticas e construções. O estágio também permitiu produzir o conhecimento prático do trabalho vivenciado na escola pública. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores, Ensino de ciências. | - |
Título: dc.title | A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: