FEIRA DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAdriana Greco-
Autor(es): dc.creatorAlan Leite-
Autor(es): dc.creatorJoão Pinheiro Valença-
Autor(es): dc.creatorVitória Boaventura Oliveira-
Autor(es): dc.creatorRaquel Ruppenthal-
Autor(es): dc.creatorAilton Jesus Dinardi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:03:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:03:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91405-
Descrição: dc.descriptionQuando imaginamos a Feira de Ciências como um recurso rico para incentivar o ensino de ciências, logo pensamos em experimentos dos mais diversos, agregados a Química, Física e a Biologia. Apesar de essa prática em geral ter um forte caráter reprodutivista, a apresentação dos trabalhos por intermédio da Feira de Ciências constituía uma oportunidade única para os alunos ocuparem o lugar de sujeito-falante e entusiasmado com a Ciência, algo não vivenciado em sala de aula (BARCELOS, JACOBUCCI, JACOBUCCI, p.2017, 2010). Além disso, é possível observar que por intermédio da feira de ciências além de haver a construção de um experimento ocorrem momentos de conversa entre o aluno e o professor, o que também colabora para o processo de ensino e aprendizagem. Os autores Góes e Barolli (2010) destacam a Feira de Ciências como oportunidade particularmente apropriada para viabilizar esse contato. Isso porque, a feira, insere o aluno num contexto de pesquisa e aprendizagem mais longo, não só criando a necessidade de que ele conheça e realize todas as etapas do método científico, mas também o convidando a uma relação com o conhecimento próprio das Ciências, na qual pesquisador faz-se autor com inovações que trás a partir de conhecimentos já existentes. Esse trabalho é um momento de reflexão de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) que estão propondo a organização de uma feira de ciências, pois compreendem que a mesma é uma ferramenta importante para o desenvolvimento científico dos alunos da educação básica. Este trabalho tem como objetivo relatar à percepção dos alunos participantes da feira e analisar como se dá este processo de ensino de ciências. A Feira de Ciências está sendo planejada e será desenvolvida no Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice, no mês de setembro de 2019. Após a realização da feira, pretende-se refletir e discutir junto a alunos e professores participantes, a autonomia dos alunos, a participação dos professores no desenvolvimento dos trabalhos, a organização da feira e o método de avaliação dos trabalhos. Espera-se compreender a visão e as percepções de alunos e professores, quanto ao potencial deste tipo de evento para o progresso científico e para a equalização de questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Científica-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Científico-
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta Científica.-
Título: dc.titleFEIRA DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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