
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Adriana Greco | - |
| Autor(es): dc.creator | Alan Leite | - |
| Autor(es): dc.creator | João Pinheiro Valença | - |
| Autor(es): dc.creator | Vitória Boaventura Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Raquel Ruppenthal | - |
| Autor(es): dc.creator | Ailton Jesus Dinardi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91405 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91405 | - |
| Descrição: dc.description | Quando imaginamos a Feira de Ciências como um recurso rico para incentivar o ensino de ciências, logo pensamos em experimentos dos mais diversos, agregados a Química, Física e a Biologia. Apesar de essa prática em geral ter um forte caráter reprodutivista, a apresentação dos trabalhos por intermédio da Feira de Ciências constituía uma oportunidade única para os alunos ocuparem o lugar de sujeito-falante e entusiasmado com a Ciência, algo não vivenciado em sala de aula (BARCELOS, JACOBUCCI, JACOBUCCI, p.2017, 2010). Além disso, é possível observar que por intermédio da feira de ciências além de haver a construção de um experimento ocorrem momentos de conversa entre o aluno e o professor, o que também colabora para o processo de ensino e aprendizagem. Os autores Góes e Barolli (2010) destacam a Feira de Ciências como oportunidade particularmente apropriada para viabilizar esse contato. Isso porque, a feira, insere o aluno num contexto de pesquisa e aprendizagem mais longo, não só criando a necessidade de que ele conheça e realize todas as etapas do método científico, mas também o convidando a uma relação com o conhecimento próprio das Ciências, na qual pesquisador faz-se autor com inovações que trás a partir de conhecimentos já existentes. Esse trabalho é um momento de reflexão de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) que estão propondo a organização de uma feira de ciências, pois compreendem que a mesma é uma ferramenta importante para o desenvolvimento científico dos alunos da educação básica. Este trabalho tem como objetivo relatar à percepção dos alunos participantes da feira e analisar como se dá este processo de ensino de ciências. A Feira de Ciências está sendo planejada e será desenvolvida no Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice, no mês de setembro de 2019. Após a realização da feira, pretende-se refletir e discutir junto a alunos e professores participantes, a autonomia dos alunos, a participação dos professores no desenvolvimento dos trabalhos, a organização da feira e o método de avaliação dos trabalhos. Espera-se compreender a visão e as percepções de alunos e professores, quanto ao potencial deste tipo de evento para o progresso científico e para a equalização de questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método Científico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferramenta Científica. | - |
| Título: dc.title | FEIRA DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: