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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Julia da Rosa Savian | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Alves Colaço | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Vicente | - |
| Autor(es): dc.creator | Emanuelli Latczuk | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariana Hlatki | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91403 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91403 | - |
| Descrição: dc.description | Sabe-se que a Lei 10.639/03 - que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana – operou como uma ação afirmativa que reconhece a escola como um dos espaços que atua na construção da identidade étnica/racial. A lei se apresenta frente a valorização simbólica de aspectos culturais, históricos e artísticos da Europa em detrimento do legado dos outros grupos étnicos que compõem o caso brasileiro. Contudo, por vezes, os debates encaminhados no ambiente escolar estão demasiadamente atrelados a datas comemorativas, enquanto se negligencia as atitudes racistas que acabam por permear o cotidiano com naturalidade. Neste contexto, se faz necessário pensar a identidade negra como uma construção social, histórica e cultural que se faz do eu, que se desenvolve em uma relação entre significantes intermediada pelo reconhecimento do eu que é feito pelo outro e as dificuldades em se identificar como negro no contexto escolar. Durante o período de observação e de desenvolvimento de aulas proporcionado pelo PIBID (2018-2019), tanto no Colégio Estadual Rui Barbosa (Guarapuava - PR) como no Colégio Estadual Bibiana Bittencourt (Guarapuava - PR) se notou que os alunos recorrem à “eufemismos” para adjetivar cores de pele que não a branca: não se fala negro e sim moreninho(a), mulato(a) ou cor de cuia. Buscou-se no presente trabalho refletir sobre as possíveis relações entre racismo, a decorrente significação negativa da palavra negro e a construção da identidade negra, para tratar das possibilidades de construir representações positivas, que auxiliem nos processos identitários dos negros, dentro do ensino de História. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade. Racismo. Ensino de História | - |
| Título: dc.title | “EU SOU MORENINHA”: Identidade e racismo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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