
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Renata Abreu | - |
| Autor(es): dc.creator | Bárbara Zanetti | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91402 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91402 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo O projeto de extensão Matemática Acessível, pertencente à UTFPR, campus Curitiba, se iniciou em 2016 e encontra-se ativo até os dias atuais. Nasceu de uma parceria entre esta universidade e a Secretaria de Educação do município de Pinhais, Pr. Tem como objetivo a formação inicial de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CT e visa preparar estes licenciandos para trabalhar com a inclusão através do desenvolvimento de situações de ensino para oficinas que atendem alunos do ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio diagnosticados com Altas Habilidades/Superdotação e que frequentam as três Salas de Recurso Multifuncionais (SRMFs) pertencentes ao município acima citado. Como estas oficinas ocorrem no contraturno, percebemos a necessidade de utilizar atividades de maneira lúdica e diferenciadas. Este trabalho vai abordar mais especificamente as atividades ocorridas em duas das SRMFs que atendem os alunos pertencentes ao ensino fundamental I, com idades que variam de 6 a 10 anos, portanto que cursam diferentes séries escolares, então é necessário organizar o ensino no sentido de desenvolver o pensamento matemático sobre um conteúdo acessível a todos. Cada ano é desenvolvida uma temática diferente. Este ano o tema escolhido é o ensino da Geometria Plana, mais especificamente o ensino dos conceitos de simetrias e o titulo das oficinas é “Geometria e Arte: Projeto Catavento”. Assim, a situação foi organizada a fim de atender as necessidades dos alunos e, ao mesmo tempo, estimular seu interesse pelo estudo da Geometria. A escolha metodológica pauta-se na estrutura do projeto: na conversa inicial com as professoras para identificar as necessidades e interesses dos alunos, no planejamento conjunto das ações, na necessidade de discussões entre as duas visitas em cada escola, na continuidade ou não do plano estabelecido para a próxima visita, e na posterior análise do desempenho e avanço dos alunos quanto ao conteúdo matemático trabalhado. Através dos relatos dos licenciandos participantes do projeto, dos alunos atendidos e das professoras responsáveis pelas SRMFs ali presentes, pudemos constatar que houve uma aprendizagem significativa dos conteúdos propostos feita de uma forma lúdica, o que contribuiu para os bons resultados ali identificados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Superdotação/Altas Habilidades, Ensino de Matemática. | - |
| Título: dc.title | Ensinando com o cata-vento: uma possibilidade de ensino de geometria plana para alunos com altas habilidades/superdotação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: