
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Maiara Rezende | - |
| Autor(es): dc.creator | Daniely Shimokawa | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabrielle Prado Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | Rene Roque | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosilda Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Alessandra Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91399 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91399 | - |
| Descrição: dc.description | O presente relato tem como finalidade apresentar reflexões sobre a atividade relacionada ao Registro de Classe Online (RCO) enquanto experiência vivenciada pelos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – que são integrantes do programa Residência Pedagógica em Pedagogia – núcleo Gestão Escolar – e estão inseridos no cotidiano da gestão pedagógica do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM/PR. O Registro de Classe Online é uma plataforma eletrônica implantada nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná que substitui o Livro do Professor na forma manual. A plataforma tem entre seus objetivos auxiliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares. A intenção deste relato é olhar para o RCO não apenas como instrumento técnico de controle, acompanhamento e fiscalização do trabalho do professor e da instituição de ensino, mas situá-lo como espaço de intervenção pedagógica do pedagogo-gestor tendo em vista a realização de objetivos da instituição de ensino. Como metodologia a atividade partiu de uma pesquisa bibliográfica abrangendo resoluções, pareceres, artigos e textos que abordam o tema em destaque e também utilizou-se da observação e acompanhamento durante a residência pedagógica em gestão escolar. Observou-se que as funções do RCO facilitam o acesso aos dados sobre a vida escolar dos estudantes e aos demais dados referentes ao funcionamento e a organização didático/pedagógica servindo de instrumento para a mantenedora e para o trabalho pedagógico da escola. Os contrapontos são as dificuldades de manejo do programa pelos professores e pelos pedagogos, falta de acesso a internet e de tempo para o manejo do programa dificultando o acesso às informações que deveriam ser em tempo real e a análise com devolutivas dos pedagogos aos docentes. O sistema mostrou-se como um grande avanço de suporte para os professores e pedagogos, possibilitando o acompanhamento dos registros escolares dos alunos. No entanto, no que diz respeito ao trabalho do pedagogo e levando em consideração a grande quantidade de professores/turmas/alunos por ele atendidos na escola, nos deparamos com limites burocráticos e práticos e sobrecarga de atividades para o acompanhamento, análise e devolutiva. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Registro de Classe Online | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogo. | - |
| Título: dc.title | REGISTRO DE CLASSE ONLINE: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O PEDAGOGO GESTOR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: