REGISTRO DE CLASSE ONLINE: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O PEDAGOGO GESTOR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMaiara Rezende-
Autor(es): dc.creatorDaniely Shimokawa-
Autor(es): dc.creatorGabrielle Prado Ramos-
Autor(es): dc.creatorRene Roque-
Autor(es): dc.creatorRosilda Ferreira-
Autor(es): dc.creatorAlessandra Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:04:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:04:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91399-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91399-
Descrição: dc.descriptionO presente relato tem como finalidade apresentar reflexões sobre a atividade relacionada ao Registro de Classe Online (RCO) enquanto experiência vivenciada pelos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – que são integrantes do programa Residência Pedagógica em Pedagogia – núcleo Gestão Escolar – e estão inseridos no cotidiano da gestão pedagógica do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM/PR. O Registro de Classe Online é uma plataforma eletrônica implantada nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná que substitui o Livro do Professor na forma manual. A plataforma tem entre seus objetivos auxiliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares. A intenção deste relato é olhar para o RCO não apenas como instrumento técnico de controle, acompanhamento e fiscalização do trabalho do professor e da instituição de ensino, mas situá-lo como espaço de intervenção pedagógica do pedagogo-gestor tendo em vista a realização de objetivos da instituição de ensino. Como metodologia a atividade partiu de uma pesquisa bibliográfica abrangendo resoluções, pareceres, artigos e textos que abordam o tema em destaque e também utilizou-se da observação e acompanhamento durante a residência pedagógica em gestão escolar. Observou-se que as funções do RCO facilitam o acesso aos dados sobre a vida escolar dos estudantes e aos demais dados referentes ao funcionamento e a organização didático/pedagógica servindo de instrumento para a mantenedora e para o trabalho pedagógico da escola. Os contrapontos são as dificuldades de manejo do programa pelos professores e pelos pedagogos, falta de acesso a internet e de tempo para o manejo do programa dificultando o acesso às informações que deveriam ser em tempo real e a análise com devolutivas dos pedagogos aos docentes. O sistema mostrou-se como um grande avanço de suporte para os professores e pedagogos, possibilitando o acompanhamento dos registros escolares dos alunos. No entanto, no que diz respeito ao trabalho do pedagogo e levando em consideração a grande quantidade de professores/turmas/alunos por ele atendidos na escola, nos deparamos com limites burocráticos e práticos e sobrecarga de atividades para o acompanhamento, análise e devolutiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRegistro de Classe Online-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogo.-
Título: dc.titleREGISTRO DE CLASSE ONLINE: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O PEDAGOGO GESTOR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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