Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carlos Eduardo Castelo Branco | - |
Autor(es): dc.creator | Alice Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Josué Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Igor Nicola | - |
Autor(es): dc.creator | Silvano Coutinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:29:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:29:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91395 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91395 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, intitulado “Olimpíadas do Saber”, proposto pelos acadêmicos do PIBID, que foi desenvolvido com os alunos do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Irati e consistiu de uma sequência de oficinas que aconteciam simultaneamente com esportes de lutas e jogos de raquete, sendo eles: esgrima, jogos de oposição, tênis e badminton. Na oficina de esgrima foram apresentadas as regras, os equipamentos de competições oficiais, o contexto histórico, entre outros aspectos. A atividade foi realizada com espadas de papel e com o objetivo de sujar o outro com a tinta onde a espada de jornal foi molhada. Os jogos de oposição foram realizados em duplas, com a utilização de bambolês e a dinâmica de tentar desequilibrar em alguns desafios diferentes colocados aos participantes. Nas atividades relacionadas ao tênis, foram utilizados raquete e bola específica da modalidade em atividades diversas de rebatida. Quando se alterava para a oficina de badminton, era observada uma dificuldade maior do que nas atividades de tênis, talvez porque essa modalidade é menos familiar para os alunos. É muito importante para a formação dos alunos a vivência em diferentes esportes, os quais talvez não tivessem tanto contato dentro das aulas curriculares de Educação Física, para que ampliem sua consciência a respeito da quantidade e diversidade de práticas corporais existentes. As atividades foram realizadas com materiais adaptados e de fácil acesso. O tênis abordado na oficina, em conjunto com o badminton nos esportes de raquete, foi um esporte que incluiu todos os alunos, que puderam se divertir e ampliar seu conhecimento relacionado a um esporte. Além disso, grande parte dos alunos não teve contato com esses equipamentos, o que despertou sua curiosidade e interesse em participar. Nas oficinas relacionadas a lutas, tanto os jogos de oposição quanto a esgrima foram uma grande novidade, pois, mesmo o fato das lutas serem um conteúdo proposto em diretrizes para as aulas de Educação Física, não são observados com tanta frequência nas escolas. Este tipo de iniciativa pode trazer inúmeros benefícios aos alunos das escolas, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. As práticas corporais tematizadas pela Educação Física se afirmam como linguagens e comunicam sempre sentidos e significados da passagem do homem pelo mundo. Concluímos que, durante as oficinas, foi possível promover situações que estimulam os alunos a exercitarem sua autonomia, adquirindo competência de decisão e resolução de problemas, assim favorecendo o desenvolvimento da sua capacidade de ação. Ainda, foram um importante espaço para o exercício da docência para os pibidianos do curso de Educação Física da UNICENTRO. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID, oficinas pedagógicas, esportes, lutas. | - |
Título: dc.title | OLIMPÍADAS DO SABER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: