Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Daniela da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Cauana da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Cecília Antonucci | - |
Autor(es): dc.creator | Mayara Ferro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91393 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91393 | - |
Descrição: dc.description | A partir de uma experiência situada na Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante um ano de participação das autoras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Ciências Sociais, a atual pesquisa tem o propósito de refletir sobre a influência dos alunos que participam do programa na formação dos professores supervisores, visto que, há uma relação de alteridade entre estes. Assim, contamos com o auxílio de bibliografias sobre o tema, o olhar narrativo do pesquisador, na condição de observador-participante e com depoimentos dos professores supervisores que relataram suas experiências no ensino em geral e durante a sua participação no programa. Os resultados além de indicarem um potencial de relevância para o fortalecimento e continuidade desse projeto docente também nos faz compreender a via de mão dupla que a docência nos permite viver, além de vislumbrar outras questões que foram desenvolvidas ao decorrer do trabalho | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação. | - |
Título: dc.title | DOCÊNCIA COMO VIA DE MÃO DUPLA: REFLEXÕES ACERCA DO DIÁLOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE DOCENTES E DISCENTES INTEGRANTES DO PIBID. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: