
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | VITORIA ALICIA DE OLIVEIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | Ailton Dinardi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91384 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91384 | - |
| Descrição: dc.description | Muito se discute sobre a importância de introduzir a iniciação científica ainda na educação básica, bem como em um grupo de estudos e pesquisas. Indubitável que um clube de ciências seria a alternativa ideal e eficaz a ser aplicada nas escolas, tendo em vista as dificuldades encontradas pelos professores de ciências ao ter que conciliar os conteúdos programáticos com atividades alternativas. Segundo Gomes (1988) Clube de Ciências é um espaço em que a metodologia de ensino aprendizagem é desenvolvida paralelamente a um importante procedimento formativo e educativo, no qual os dois se desenrolam de modo espontâneo e pleno de afetividade, gerando resultados esplêndidos. Este resumo tem como objetivo apresentar a experiência da implantação de um Clube de Ciências em uma escola localizada no município de Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul, onde alunos dos anos finais do ensino fundamental participam, semanalmente de encontros com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa. Conforme Echague (1994), um Clube de Ciências é uma associação de jovens dirigidos por um professor responsável e é regida por um estatuto. Se constitui para promover entre seus membros o conhecimento Científico, a prática do método científico e o desenvolvimento de outras atividades de caráter científico e tecnológico. Um Clube de Ciências é a principal organização que dirige as primeiras investigações de caráter científico através de diferentes atividades [...]. Sob a supervisão da professora responsável pela disciplina de ciência, os bolsistas do PIBID estudam os conteúdos ministrados previamente e procuram alternativas metodológicas para inserir estes conteúdos através de rodas de conversa, apresentações lúdicas e simetria invertida onde os alunos do ensino fundamental, são os protagonistas. O Principal objetivo do Clube de Ciências é contribuir para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de ciências, tornando a aprendizagem significativa; demonstrando que nestes espaços é possível formar sujeitos ativos, críticos, através de discussões que permeiam a realidade dos alunos. As reuniões ocorrem dentro de um laboratório, porém se deve registrar que o processo de socialização, de enfrentamento dos medos, de perda de timidez, de emancipação, do protagonismo dos alunos, vai muito além da iniciação científica, dos experimentos e das atividades práticas; engloba outras habilidades, com debates, escritas pesquisas e apresentação oral. O Clube de Ciências, pode ser visto como um espaço de educação não-formal, como um ambiente que oportuniza aprofundamento e ampliação dos conhecimentos científicos, mas também contribuindo para a formação ética, não só dos alunos, mas também dos professores e licenciandos em formação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | grupo de estudos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | conhecimentos científicos. | - |
| Título: dc.title | CLUBE DE CIÊNCIAS: ABRINDO CAMINHOS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: