
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Luan Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Elizama Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Jordano Braga | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcio Cavagnari | - |
| Autor(es): dc.creator | Danislei Bertoni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:13:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:13:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91381 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91381 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma experiência docente por meio de intervenção pedagógica, realizada por uma licencianda e dois licenciandos do Curso Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa, que participam do programa Residência Pedagógica. A atividade envolveu a construção e utilização de um microscópio caseiro como proposta de material alternativo no ensino da citologia vegetal, para professores de Ciências que lecionam para alunos da educação básica. Considerando que uma das grandes dificuldades de professores que intentam trabalhar com atividades de natureza experimental é a falta de acesso a materiais que auxiliam em suas práticas docentes e a possível falta de assimilação por parte dos alunos, quando a atividade acontece, por ser feita de maneira a qual o aluno não entenda. A referida atividade realizou-se na forma de projeto, com um grupo de alunos de 6° ao 9° ano, do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, no município de Ponta Grossa, no Paraná, e apresentado na 3° Mostra Cultural realizada pelo colégio. Sabe-se que a utilização do microscópio é de fundamental importância no ensino da citologia vegetal, visto que, o olho humano não possui esta capacidade de visualização ampliada, a qual auxilia diretamente o ensino e a aprendizagem. Tendo isso em vista, a construção de um microscópio caseiro retira a concepção dos docentes que um microscópio possui uma difícil aquisição, visto que o microscópio caseiro, possui um custo baixíssimo para sua confecção; retira também, a possível ideia abstrata que os alunos possuem sobre células, tornando o aprendizado mais significativo e proveitoso para os mesmos. A construção e utilização do microscópio caseiro, tem como objetivo se tornar uma opção que visa a diversificação nas metodologias de ensino, pois se torna viável por possuir um baixo custo o que tende a gerar um estímulo aos docentes a procurarem cada vez mais outras metodologias para que seus alunos interajam e construam um conhecimento sobre citologia vegetal. Com isso, a referida atividade de intervenção pedagógica objetivou estimular professores e alunos para a construção e utilização de práticas diversificadas e acessíveis no Ensino de Ciências, já que, a inovação e a acessibilidade tendem a tornar o ensino mais atrativo e palpável. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | atividade experimental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | material didático alternativo. | - |
| Título: dc.title | UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO CASEIRO PARA O ENSINO DA CITOLOGIA VEGETAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: