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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lucia Rivero Meza | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrya da Silva Bairros | - |
| Autor(es): dc.creator | Renata Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Paola Nascimento Leão | - |
| Autor(es): dc.creator | Jaqueline Copetti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91379 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91379 | - |
| Descrição: dc.description | A inclusão educacional constitui na pratica mais recente no processo da universalização da educação. Seus princípios se fundamentam principalmente na aceitação das diferenças individuais e aprendizagem através da cooperação, conforme estudos de autores e documentos como o da Secretaria de Educação Especial (BRASIL, 2006), Bruno (2006) e Neves; Frasson; Cantorani (2005). Desta forma, pode-se destacar a valorização da contribuição dos envolvidos e da convivência dentro da diversidade humana. Pessoas com necessidades especiais, como deficientes visuais, aos poucos, estão conquistando seus espaços dentro da sociedade. Este processo pode ter como auxilio a atividade física, que pode trazer avanços significativos no desenvolvimento dos estímulos destas pessoas. Desta forma, o trabalho tem como objetivo principal apresentar esclarecimentos sobre o tema da inclusão de alunos que tenham necessidades especiais, como portadores de deficiência visual, através de atividades e exercícios aplicados nas aulas de educação física, no 1º e 2º anos do ensino fundamental I, uma destas turmas com uma aluna deficiente visual inclusa. Também compreende uma análise do tópico em questão em correlação com a pesquisa de campo realizada por residentes do Programa de Residência Pedagógica, na Escola Estadual de Ensino Médio Cândido Rondon, localizada no centro da cidade de Uruguaiana (RS), e também possui ao lado do seu prédio uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. O tema deste estudo aborda pontos nos quais as famílias mais enfrentam problemas como a falta de acesso aos serviços de saúde e à de informações dos profissionais. Em contraponto, a escola também confronta dificuldades devido à falta de materiais e estruturas adaptadas, desafiando professores a serem ainda mais dedicados e perseverantes nesse processo inclusivo. Mesmo em frente a tantas dificuldades, estes profissionais estão dispostos a mudar essa situação, estimulando a integração de alunos deficientes visuais através do árduo ensino com relação à superação de seus limites. No desenvolvimento das práticas durante o período inicial de regência de residentes do PRP – Educação Física foram realizadas algumas atividades com os estudantes vendados os olhos, para que estes tentassem perceber os diversos tipos de sensações além da visão, por exemplo: ao tocar no que é gelado, quente ou mole e identificar diferentes sons ajuda a trabalhar aspectos cognitivos, sociais e sensoriais. Como relatos ao final das práticas, ambas as turmas comentaram sobre a dificuldade de realizar as tarefas de olhos vendados. A turma do 1º ano possui uma aluna com deficiência visual, e durante as práticas, a mesma se manteve sempre calma e auxiliando os demais colegas. Conclui-se que, atividades adaptadas, que possuam o caráter de aproximar as potencialidades de todos das turmas, se fazem necessárias. Mas para que isso ocorra, torna-se imprescindível o acesso a recursos, formações continuadas e a participação efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de ensino de aprendizagem nas aulas de Educação física. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | deficiência visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | atividade física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educação. | - |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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