
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucimara Lemiechek | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91378 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91378 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho relata a prática do Projeto de Extensão “DÓ RÉ MI FAzendo Som” proposto por servidores da Assessoria Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul – PR. O projeto, que teve início em março de 2019, se estenderá até dezembro deste ano e tem dois objetivos principais: o primeiro é contribuir para a ampliação do conhecimento musical e cultural dos alunos da Escola Nelci Felini-Educação Infantil e Ensino Fundamental-Modalidade Educação Especial favorecendo o desenvolvimento de habilidades intra e interpessoais por meio de atividades de musicalização. O segundo objetivo é aproximar acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFFS1 da iniciação à prática docente. A proposta está sendo desenvolvida por uma equipe formada por servidores do Setor de Acessibilidade e Assessoria Acadêmica, monitores/estagiários que trabalham nestes setores, acadêmicos dos cursos de graduação e colaboradores da comunidade acadêmica que participaram ou participarão em alguns momentos com oficinas e apresentações. A proposta de trabalho ampara-se em proporcionar, aos alunos daquela escola de educação básica, diferentes atividades musicais que auxiliem na evolução da coordenação motora, socialização, percepção musical, memória auditiva, entre outras habilidades importantes não apenas para a vida acadêmica mas no cotidiano desses indivíduos. Para que essas atividades sejam desenvolvidas, é necessário promover espaços de estudo e planejamento favorecendo o aporte teórico-metodológico que os acadêmicos necessitam na hora de sua execução. Os instrumentos didáticos utilizados para o desenvolvimento das aulas enfatiza a reutilização de material descartável e/ou de baixo custo sendo construído pelos alunos, coordenação e voluntários do projeto. A principal referência teórica utilizada foi Louro (2006), com ênfase nos estudos e propostas de jogos musicais e metodologias de ensino voltadas para a educação especial. Como produtos finais deste projeto estão previstos: apresentação pública de uma canção acompanhada, na percussão, por todos os integrantes; publicação e apresentação de trabalhos em eventos e a elaboração e publicação de uma apostila com as atividades desenvolvidas durante o projeto que se configuram em material didático de apoio aos docentes. 1Ciências Biológicas, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Pedagogia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educação especia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | musicalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | licenciaturas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | prática docente | - |
| Título: dc.title | DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: