DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL-
Autor(es): dc.creatorLucimara Lemiechek-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91378-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91378-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho relata a prática do Projeto de Extensão “DÓ RÉ MI FAzendo Som” proposto por servidores da Assessoria Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul – PR. O projeto, que teve início em março de 2019, se estenderá até dezembro deste ano e tem dois objetivos principais: o primeiro é contribuir para a ampliação do conhecimento musical e cultural dos alunos da Escola Nelci Felini-Educação Infantil e Ensino Fundamental-Modalidade Educação Especial favorecendo o desenvolvimento de habilidades intra e interpessoais por meio de atividades de musicalização. O segundo objetivo é aproximar acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFFS1 da iniciação à prática docente. A proposta está sendo desenvolvida por uma equipe formada por servidores do Setor de Acessibilidade e Assessoria Acadêmica, monitores/estagiários que trabalham nestes setores, acadêmicos dos cursos de graduação e colaboradores da comunidade acadêmica que participaram ou participarão em alguns momentos com oficinas e apresentações. A proposta de trabalho ampara-se em proporcionar, aos alunos daquela escola de educação básica, diferentes atividades musicais que auxiliem na evolução da coordenação motora, socialização, percepção musical, memória auditiva, entre outras habilidades importantes não apenas para a vida acadêmica mas no cotidiano desses indivíduos. Para que essas atividades sejam desenvolvidas, é necessário promover espaços de estudo e planejamento favorecendo o aporte teórico-metodológico que os acadêmicos necessitam na hora de sua execução. Os instrumentos didáticos utilizados para o desenvolvimento das aulas enfatiza a reutilização de material descartável e/ou de baixo custo sendo construído pelos alunos, coordenação e voluntários do projeto. A principal referência teórica utilizada foi Louro (2006), com ênfase nos estudos e propostas de jogos musicais e metodologias de ensino voltadas para a educação especial. Como produtos finais deste projeto estão previstos: apresentação pública de uma canção acompanhada, na percussão, por todos os integrantes; publicação e apresentação de trabalhos em eventos e a elaboração e publicação de uma apostila com as atividades desenvolvidas durante o projeto que se configuram em material didático de apoio aos docentes. 1Ciências Biológicas, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Pedagogia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjecteducação especia-
Palavras-chave: dc.subjectmusicalização-
Palavras-chave: dc.subjectlicenciaturas-
Palavras-chave: dc.subjectprática docente-
Título: dc.titleDIÁLOGOS ENTRE O ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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