Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | GABRIELA GIMENES | - |
Autor(es): dc.creator | ROSIMEIRE MAGNONI | - |
Autor(es): dc.creator | KARINA ESPARTOSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:30:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:30:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91376 | - |
Descrição: dc.description | Em função de localizar-se adjacente à uma unidade de conservação urbana, o Colégio Estadual Padre Anchieta (Assis Chateaubriand-PR), recebe a entrada de macacos-prego (Cebus sp.) em seu pátio.Os macacos adentram o colégio em busca de alimentos, e nesse sentido há dois hábitos dos estudantes do colégio que atraem estes animais: o descarte incorreto do lixo, que em certa quantidade é deixado pelo chão após os intervalos; e a prática de oferecer alimentos a estes animais. Entretanto existem uma série de riscos envolvidos neste comportamento. Devido à proximidade evolutiva e filogenética entre humanos e primatas silvestres, existe uma série de enfermidades que são compartilhadas e que podem ser mutuamente transmitidas através da proximidade e o contato, dentre elas herpes virose, hepatite A, adenoviroses e a raiva. Além disso, para os macacos há ainda um outro problema: a ingestão de alimentos inadequados à sua dieta natural e que podem levar à complicações estomacais e até mesmo cáries, comprometendo a dentição. A fim de levar este conhecimento aos estudantes do Colégio Estadual Padre Anchieta e conscientizar-los com o intuito de que não alimentem os macaco e não deixem lixo fora das lixeiras, este trabalho teve como objetivo a apresentação de uma peça teatral educativa para alunos do colégio e cujos participantes da peça são também estudantes do colégio. Este trabalho realizou-se durante o desenvolvimento, no Colégio Estadual Padre Anchieta, do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (2018/2019), onde bolsista PIBID acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR (Instituto Federal do Paraná) campus Assis Chateaubriand, organizou esta proposta, seu planejamento e execução junto às turmas de Ensino Médio que acompanha ao longo do PIBID, e com orientação de sua supervisora PIBID. A proposta teve com base uma peça teatral já existente e desenvolvida pelo FPR campus Assis Chateaubriand para a comunidade local com o objetivo conscientizar sobre os problemas envolvidos em visitantes alimentares os animais silvestres do Parque Municipal São Francisco de Assis. No Colégio Estadual Padre Anchieta, a peça teatral teve seu roteiro adaptado e contou com os estudantes do colégio para compor o elenco. Com o grupo de teatro devidamente ensaiado foram realizadas as apresentações para a comunidade escolar. Com consentimento e agendamento feito pela direção do colégio, a peça de teatro teve duas apresentações. As apresentações foram assistidas por todas as turmas do colégio atingindo cerca de 300 alunos e servidores. Para além da conscientização sobre um assunto ambiental e de saúde pública pertinente para o contexto do colégio, o presente projeto deu a oportunidade de obtenção de conteúdo e de habilidades por parte dos estudantes que participaram ativamente desta proposta como atores da peça. Adicionalmente, a proposição, organização e condução deste trabalho pela bolsista PIBID contribuiu amplamente para o enriquecimento de sua formação enquanto futura docente, inserindo-a na realidade escolar local e dando a oportunidade de levar benefícios a esta realidade escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | macaco-prego | - |
Título: dc.title | NÃO ALIMENTE OS MACACOS NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA: TEATRO COMO CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: