
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Natanieli Luiz dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Caliandra Kevin Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Dara Maciel Anastácio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91375 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91375 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho reflete uma pesquisa teórica e de campo do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas: Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR, tendo por tema averiguar o processo da Educação Escolar Indígena entre os Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha, Paraná. A pesquisa foi empreendida no contexto do Programa Residência Pedagógica, um programa que visa a qualificação da formação docente em cursos de licenciatura. A pesquisa teve por objetivo analisar as peculiaridades e o processo de aculturação na educação escolar indígena, pois averiguamos que os atuais educandos do colégio acabam não recebendo na escola os ensinamentos de seus antepassados. A observação foi realizada nas dependências do Colégio Estadual Indígena Kokoj Ty Han Ja, que por sua vez passou por diversas nomenclaturas ao longo do tempo. Esta é uma instituição diferenciada em meio às demais instituições de ensino, sobretudo nas práticas e intervenções pedagógicas, pois o poder do cacique toma frente em todos os campos do território, incluindo a educação. A pergunta principal deste trabalho é como os fatores culturais, sociais e políticos podem vir a influenciar no processo de aculturação na educação escolar indígena e o poder que uma liderança pode ter sobre esta instituição. Será efetuada a análise do método de ensino da escola e as leis que a regem em um território indígena, seguindo leituras que contribuem para a discussão desta temática, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição Federal de 1988 e a legislação da Educação Indígena. Ressaltamos no trabalho o processo histórico da conquista pela terra que os Kaingangs travaram durante o século XX na Terra Indígena de Mangueirinha, localizada entre os municípios de Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho, no Paraná. Observou-se a relação entre a educação dos ancestrais e a educação nas relações familiares nos dias de hoje. Além disso, será analisada a importância da comunidade escolar para a realização de atividades de retomada e revitalização cultural. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Terra Indígena de Mangueirinha | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Residencia Pedagógica | - |
| Título: dc.title | O PROCESSO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KAINGANG NA TERRA INDÍGENA DE MANGUEIRINHA, PARANÁ. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: