O PROCESSO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KAINGANG NA TERRA INDÍGENA DE MANGUEIRINHA, PARANÁ.

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Autor(es): dc.creatorNatanieli Luiz dos Santos-
Autor(es): dc.creatorCaliandra Kevin Alves-
Autor(es): dc.creatorDara Maciel Anastácio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:53:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:53:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91375-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91375-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho reflete uma pesquisa teórica e de campo do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas: Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR, tendo por tema averiguar o processo da Educação Escolar Indígena entre os Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha, Paraná. A pesquisa foi empreendida no contexto do Programa Residência Pedagógica, um programa que visa a qualificação da formação docente em cursos de licenciatura. A pesquisa teve por objetivo analisar as peculiaridades e o processo de aculturação na educação escolar indígena, pois averiguamos que os atuais educandos do colégio acabam não recebendo na escola os ensinamentos de seus antepassados. A observação foi realizada nas dependências do Colégio Estadual Indígena Kokoj Ty Han Ja, que por sua vez passou por diversas nomenclaturas ao longo do tempo. Esta é uma instituição diferenciada em meio às demais instituições de ensino, sobretudo nas práticas e intervenções pedagógicas, pois o poder do cacique toma frente em todos os campos do território, incluindo a educação. A pergunta principal deste trabalho é como os fatores culturais, sociais e políticos podem vir a influenciar no processo de aculturação na educação escolar indígena e o poder que uma liderança pode ter sobre esta instituição. Será efetuada a análise do método de ensino da escola e as leis que a regem em um território indígena, seguindo leituras que contribuem para a discussão desta temática, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição Federal de 1988 e a legislação da Educação Indígena. Ressaltamos no trabalho o processo histórico da conquista pela terra que os Kaingangs travaram durante o século XX na Terra Indígena de Mangueirinha, localizada entre os municípios de Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho, no Paraná. Observou-se a relação entre a educação dos ancestrais e a educação nas relações familiares nos dias de hoje. Além disso, será analisada a importância da comunidade escolar para a realização de atividades de retomada e revitalização cultural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar indígena-
Palavras-chave: dc.subjectTerra Indígena de Mangueirinha-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Residencia Pedagógica-
Título: dc.titleO PROCESSO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KAINGANG NA TERRA INDÍGENA DE MANGUEIRINHA, PARANÁ.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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