HISTÓRIA E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA PIBIDIANA EM GUARAPUAVA-PR

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Autor(es): dc.creatorOdinei Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91371-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa busca analisar as experiências pibidianas, referentes as discussões sobre memória histórica, desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de História nos anos 2018 e 2019 no Colégio Estadual Rui Barbosa (Guarapuava – PR) e no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt (Guarapuava – PR). No contato com os estudantes o projeto buscou abranger discussões sobre a memória histórica do município de Guarapuava-PR e sobre o Patrimônio Cultural que auxiliam na construção da identidade do cidadão guarapuavano. No campo do conceito, o projeto esperava desenvolver recursos teóricos que fossem suficientes para que as intervenções dos envolvidos, sobretudo, àqueles mais relacionados ao seu núcleo (professores e acadêmicos) pudessem não somente transmitir, mas interagir e compartilhar saberes. No primeiro momento, para o encaminhamento da pesquisa foi necessário levantar acervos de um corpus de documental sobre a memória histórica, patrimônio cultural de Guarapuava, para depois constituir a (re) elaboração da identidade histórica guarapuavana, embasada nas experiências cotidianas de acadêmicos, professores, funcionários e alunos das escolas supracitadas. Ao se tratar de escolas separadas por uma distância considerável, foi perceptível a diferença entre o sentido de história desenvolvido pelas personagens envolvidas na pesquisa. Como projeto que tem como intuito ampliar condições necessárias para a formação docente, tais experiências exigiram o aporte de recursos teórico-metodológicos para os acadêmicos se posicionarem no interior da experiência docente, complementando a formação acadêmica dos estudantes de graduação envolvidos em pesquisas tornando claro o novo lugar no processo educacional, na aquisição do saber; de aprofundamento de educadores, profissionais e pesquisadores. Evidente que a formação do profissional licenciado está intimamente vinculada a prática de ensino. Percebe-se, geralmente, que essa prática só se iniciava no momento em que o egresso adentrava o ambiente escolar, tendo diversas dificuldades de adaptação, visto que até então apenas desenvolveu sua prática dentro da academia. Assim, o objetivo era fazer com que os graduandos se aproximassem do ambiente escolar para que no momento em que começassem sua vida profissional os mesmos já estejam familiarizados com o ambiente escolar. Para alcançar esse objetivo buscou-se envolver um conjunto de metodologias que auxiliasse na compressão dessa temática como: a concepção conceitual polissêmica que envolve a noção de ensino/aprendizagem, aos recursos comunicacionais de apoio construídos com a comunidade local, até então vista como ausente na conscientização, participação e educação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPALAVRAS-CHAVE: PIBID-
Palavras-chave: dc.subjectMemória histórica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Título: dc.titleHISTÓRIA E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA PIBIDIANA EM GUARAPUAVA-PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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