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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Odinei Ramos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91371 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91371 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa busca analisar as experiências pibidianas, referentes as discussões sobre memória histórica, desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de História nos anos 2018 e 2019 no Colégio Estadual Rui Barbosa (Guarapuava – PR) e no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt (Guarapuava – PR). No contato com os estudantes o projeto buscou abranger discussões sobre a memória histórica do município de Guarapuava-PR e sobre o Patrimônio Cultural que auxiliam na construção da identidade do cidadão guarapuavano. No campo do conceito, o projeto esperava desenvolver recursos teóricos que fossem suficientes para que as intervenções dos envolvidos, sobretudo, àqueles mais relacionados ao seu núcleo (professores e acadêmicos) pudessem não somente transmitir, mas interagir e compartilhar saberes. No primeiro momento, para o encaminhamento da pesquisa foi necessário levantar acervos de um corpus de documental sobre a memória histórica, patrimônio cultural de Guarapuava, para depois constituir a (re) elaboração da identidade histórica guarapuavana, embasada nas experiências cotidianas de acadêmicos, professores, funcionários e alunos das escolas supracitadas. Ao se tratar de escolas separadas por uma distância considerável, foi perceptível a diferença entre o sentido de história desenvolvido pelas personagens envolvidas na pesquisa. Como projeto que tem como intuito ampliar condições necessárias para a formação docente, tais experiências exigiram o aporte de recursos teórico-metodológicos para os acadêmicos se posicionarem no interior da experiência docente, complementando a formação acadêmica dos estudantes de graduação envolvidos em pesquisas tornando claro o novo lugar no processo educacional, na aquisição do saber; de aprofundamento de educadores, profissionais e pesquisadores. Evidente que a formação do profissional licenciado está intimamente vinculada a prática de ensino. Percebe-se, geralmente, que essa prática só se iniciava no momento em que o egresso adentrava o ambiente escolar, tendo diversas dificuldades de adaptação, visto que até então apenas desenvolveu sua prática dentro da academia. Assim, o objetivo era fazer com que os graduandos se aproximassem do ambiente escolar para que no momento em que começassem sua vida profissional os mesmos já estejam familiarizados com o ambiente escolar. Para alcançar esse objetivo buscou-se envolver um conjunto de metodologias que auxiliasse na compressão dessa temática como: a concepção conceitual polissêmica que envolve a noção de ensino/aprendizagem, aos recursos comunicacionais de apoio construídos com a comunidade local, até então vista como ausente na conscientização, participação e educação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PALAVRAS-CHAVE: PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória histórica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Título: dc.title | HISTÓRIA E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA PIBIDIANA EM GUARAPUAVA-PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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