INVENTÁRIO DA REALIDADE Colégio Estadual do Campo Olga Benário Prestes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorElias Ferreira-
Autor(es): dc.creatorFlávio Pereira-
Autor(es): dc.creatorJeferson Barbosa-
Autor(es): dc.creatorKelly Vieira dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91369-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91369-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresentado foi realizado em função do Programa Residência Pedagógica, o objetivo central do trabalho era uma caracterização do espaço em que a escola se situa, pontuando dessa maneira elementos que iram se inserir no contexto escolar. Os levantamentos de dados e pesquisa, se apresenta como uma maneira de Inventário da Realidade, mapeando o contexto, e estruturando para futuras pesquisas. O estudo exploratório da comunidade nos permite observar elementos ligado ao contexto escolar como: agricultura familiar camponesa, espaço como área de assentamento, os movimentos sociais, e o ponto central, à educação, nesse caso a Educação do Campo. A centralidade sobre a Educação do Campo aqui apresentada, remete o grande desmantelar que se apresenta a educação nacional, essa perspectiva de educação tem como objetivo compreender as especificidades dos sujeitos do campo, uma construção de educação a partir da realidade dos sujeitos, ideia essa que contrapõem a educação homogêneas refletida pelo sistema Capitalista. A análise em perspectiva teórica, pontuando os elementos de construção da Educação do Campo a partir da análise de CALDART (2008), sobre o nascimento da Educação do Campo como uma luta dos Movimentos Sociais, nesse caso, a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sobre o embate da escola de fazendo a leitura de PISTRAK (2000), se baseando na estrutura da escola como ela se apresenta na sociedade. A escola se apresenta fragilizada em alguns aspectos, no planejamento por a pouca inserção dos alunos, e com relação aos professores que se apresentam desestruturado ao procurar uma saída para os problemas escolares, a reorganização desse planejamento se mostra essencial para o organização escolar e para a implantação da Educação do Campo para atender esses polos fragilizados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Olga Benário Prestes-
Palavras-chave: dc.subjectInventário da Realidade;-
Título: dc.titleINVENTÁRIO DA REALIDADE Colégio Estadual do Campo Olga Benário Prestes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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