
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Thais Camargo Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | Maristela Filipak | - |
| Autor(es): dc.creator | Nadia Pereira Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | Danislei Bertoni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91368 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91368 | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente, a educação ainda apresenta algumas características de ensino tradicional, em que o método de ensino é pouco variado, o que pode tornar a aula menos atrativa e dinâmica, e acabar se tornando rotina. Assim, os alunos perdem o interesse, pois percebem que não há a valorização de sua aprendizagem. É explicita a necessidade e importância do uso de diferentes recursos didáticos nas aulas de Ciências, pois além de torná-las mais dinâmicas e interativas, propicia que a aprendizagem dos alunos seja significativa, por isso, há necessidade do uso de outros recursos além do livro didático de Ciências e do quadro de giz, e estes recursos acabam tornando-se rotineiros até mesmo para o professor.A utilização de novos recursos faz com que os conteúdos abordados pelo professor se tornem mais contextualizados proporcionando que os alunos ampliem o conhecimento já existente, e ainda, construam novos conhecimentos. Apesar disso, muitos docentes não utilizam outros recursos, por medo do novo ou até mesmo por seguir algumas exigências estabelecidas pelo sistema de educação. É válido lembrar que o professor é o principal responsável para que ocorra o despertar do interesse do aluno, por isso torna-se imprescindível que haja o planejamento de suas aulas e a busca por recursos viáveis a sua realidade. Nesse contexto existiu a necessidade de planejar e construir um recurso didático durante a regência,pelo programa Residência Pedagógica, viável tanto para os alunos como para a estrutura escolar. Portanto, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de formação e prática docente vivenciada por duas licenciandas do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa/PR, com a construção de material didático para uso em aulas de Ciências propondo assim um recurso didático para o ensino de ciências. Sabendo-se que esse tipo de atividade torna possível desenvolver vários pontos importantes para a aprendizagem, por meio da manipulação e construção de objetos, que contribuiu para tornar a aula dinâmica, além de estimular a curiosidade e a produtividade do aluno, pois, tudo o que é diferente e vai ao encontro do aluno,torna-se envolvente e desperta a melhora do desempenho do mesmo em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem em Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimento. | - |
| Título: dc.title | Pulmão Artificial: construção de um recurso didático para as aulas de ciências | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: