
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Stentzler Márcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberta Gagno | - |
| Autor(es): dc.creator | KRAWCZYK Ana Carolina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91366 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91366 | - |
| Descrição: dc.description | O PIBID é um programa financiado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica da CAPES. O Programa assumiu um papel central para a formação inicial de professores nas universidade brasileiras e em particular na Unespar, desde 2012. O sonho de investimento nas licenciaturas tornou-se realidade com o apoio financeiro da União, devido a necessidade de formação de professores. Em 2018, a Residência Pedagógica, fomentada por edital da Capes e associada aos estágios supervisionados nas licenciaturas, passou a fazer parte desse processo formativo. Os programas induziram ações inovadoras na formação de professores com valorização das licenciaturas. Neste trabalho, objetivamos apresentar resultados relacionadas a inovação no contexto didático-pedagógico e da formação nas licenciaturas. Os dados aqui apresentados são embasados em relatórios institucionais e planejamento de ambos os Programas que atualmente beneficiam estudantes das licenciaturas dos sete campi da Universidade. Ao longo da trajetória dos Programas na instituição foram registrados inúmeros avanços no tocante a novas metodologias de ensino, produção de materiais pedagógicos, utilização das tecnologias, produção de artigos e resumos, participação em eventos das áreas, organização de eventos institucionais com o intuito de discutir sobre as licenciaturas. As licenciaturas ganharam visibilidade e a partir do PIBID, jovens do ensino médio buscaram cursos de licenciatura para sua formação. A integração com as escolas de educação básica oportunizou aos cursos de licenciatura um maior diálogo e aproximações em função dos programas. A receptividade ao Programa pelas escolas de educação básica e comunidade foi um diferencial que garantiu o seu sucesso. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Unespar. Formação de professores | - |
| Título: dc.title | POTENCIALIDADES DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESPAR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: