
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Isabel Cristina Teixeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:50:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:50:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91365 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91365 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo tem por tema práticas de leitura e escrita de Língua Portuguesa, observadas no Programa Residência Pedagógica, da UNIPAMPA, Bagé. O núcleo de Língua Portuguesa conta atualmente com 23 residentes, alunos do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa da instituição; 3 preceptoras, professoras da Educação Básica e comigo - docente orientadora do núcleo. As professoras têm a tarefa de orientar os residentes no planejamento pedagógico e nas práticas de ensino realizados nas escolas envolvidas. Mas a tarefa não é fácil nem pacífica. A prática a ser analisada foi realizada em uma das escolas públicas em que atuamos. Ela aponta para algumas dificuldades, mas, felizmente, para encaminhamentos que confirmam a possibilidade de superá-las. Entendemos que o sentido se constitui na interação, nas diferentes situações de uso da língua, por isso nossa unidade de análise é o texto. Pensando em um percurso aplicado que supõe leitura e escrita, as residentes envolvidas, inicialmente, planejaram a leitura de um texto, mas escolhido aleatoriamente, dissociado da realidade dos alunos e a respeito do qual não previam qualquer desenvolvimento. Resultado: a leitura esteve isolada de outras práticas de linguagem. Recuperamos, na orientação, a preceptora e eu, a necessidade de refletir sobre relações possíveis entre os gêneros estudados, o que determina uma seleção, não improvisada, mas necessária e subordinada ao desenvolvimento de competências de leitura, de escrita e de análise linguística que os gêneros selecionados demandem. Essa discussão encaminhou as residentes para - partindo de um fato marcante na comunidade: um acidente de trânsito que envolveu uma aluna da escola – a seleção de vídeos e entrevistas que tematizaram acidentes de trânsito. A partir dessas leituras, os alunos elaboraram questões para suas entrevistas e aplicaram-nas a entrevistados de sua escolha; depois, produziram vídeos dessas entrevistas. Todos constatamos que mesmo alunos que pouco participavam da aula de Língua Portuguesa se envolveram e participaram da atividade. Refletimos então sobre a ideia de que o texto não é meramente o lugar de informação – ou de transmissão de informação -, mas de interação, de constituição de sentido. Também sobre a ideia de que a aula de língua deve ser significativa e levar em conta as experiências de vida dos alunos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino, interação, leitura, escrita. | - |
| Título: dc.title | PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: