CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorIngrid Dalcin de Godoi-
Autor(es): dc.creatorMaria Müller-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91362-
Descrição: dc.descriptionA Consciência Fonológica (CF) é a capacidade do sujeito de refletir sobre a estrutura da língua e de reconhecer que uma frase pode ser segmentada em palavras, palavras em sílabas e sílabas em fonemas, e que estes podem ser manipulados e constituir diversas e distintas palavras, além de ser fundamental para a alfabetização. O seu não desenvolvimento acarretam grandes dificuldades nos alunos, sendo a leitura e escrita uma delas, assim como observado no decorrer do programa Residência Pedagógica (RP), considerado o principal motivo pelo qual surgiu o interesse pela temática. Este trabalho possui como finalidade apresentar considerações acerca da consciência fonológica, enfatizando sua influência e necessidade durante o processo de alfabetização do sujeito. Diante disso, objetiva-se compreender de que maneira ela se desenvolve e como pode ser estimulada em sala de aula, por meio de atividades específicas que deveriam ser aplicadas, pensadas e planejadas pelos professores. Além disso, será exposto, de forma sucinta, o Programa Residência Pedagógica. Desse modo, nesse trabalho será apresentado a definição de consciência fonológica, a maneira que pode ser estimulada e exemplos de atividades que podem ser aplicadas e trabalhadas em sala de aula. Trata-se de um estudo teórico de caráter bibliográfico, pois para sua elaboração foram utilizados, como fonte de coleta de dados, artigos sobre o assunto. Sendo assim, foram apresentadas as atividades adequadas e após as vivências e estudos, observou-se a grande dificuldade dos professores em aplicar as atividades direcionadas, com o intuito de desenvolver a consciência fonológica e, consequentemente, a leitura e escrita.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Fonológica-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Pedagógicos.-
Título: dc.titleCONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.