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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ingrid Dalcin de Godoi | - |
| Autor(es): dc.creator | Maria Müller | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91362 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91362 | - |
| Descrição: dc.description | A Consciência Fonológica (CF) é a capacidade do sujeito de refletir sobre a estrutura da língua e de reconhecer que uma frase pode ser segmentada em palavras, palavras em sílabas e sílabas em fonemas, e que estes podem ser manipulados e constituir diversas e distintas palavras, além de ser fundamental para a alfabetização. O seu não desenvolvimento acarretam grandes dificuldades nos alunos, sendo a leitura e escrita uma delas, assim como observado no decorrer do programa Residência Pedagógica (RP), considerado o principal motivo pelo qual surgiu o interesse pela temática. Este trabalho possui como finalidade apresentar considerações acerca da consciência fonológica, enfatizando sua influência e necessidade durante o processo de alfabetização do sujeito. Diante disso, objetiva-se compreender de que maneira ela se desenvolve e como pode ser estimulada em sala de aula, por meio de atividades específicas que deveriam ser aplicadas, pensadas e planejadas pelos professores. Além disso, será exposto, de forma sucinta, o Programa Residência Pedagógica. Desse modo, nesse trabalho será apresentado a definição de consciência fonológica, a maneira que pode ser estimulada e exemplos de atividades que podem ser aplicadas e trabalhadas em sala de aula. Trata-se de um estudo teórico de caráter bibliográfico, pois para sua elaboração foram utilizados, como fonte de coleta de dados, artigos sobre o assunto. Sendo assim, foram apresentadas as atividades adequadas e após as vivências e estudos, observou-se a grande dificuldade dos professores em aplicar as atividades direcionadas, com o intuito de desenvolver a consciência fonológica e, consequentemente, a leitura e escrita. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciência Fonológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos Pedagógicos. | - |
| Título: dc.title | CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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