
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Andressa Waldow | - |
| Autor(es): dc.creator | Elizandra Preichardt | - |
| Autor(es): dc.creator | Marilei Maciel | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabiane Leite | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91361 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91361 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho relata as vivências de licenciandas em Química em sala de aula na realização do Estágio Curricular Supervisionado IV: Química no ensino médio, vinculado ao programa Residência Pedagógica. Destaca-se que no programa as licenciandas/residentes realizam um período de ambientação escolar seguido de docência em sala de aula, na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio. As ações relatadas neste artigo foram desenvolvidas em colaboração com professores da Educação Básica, preceptoras do programa, em duas escolas-campo de municípios da área de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo/RS, sendo eles: Guarani das Missões e Roque Gonzales. Neste texto busca-se relatar a importância do programa para o desenvolvimento de saberes docentes, ainda em formação inicial, por meio da realização dos estágios de docência e da inserção na escola. Nas reflexões das licenciandas/residentes evidenciam-se possibilidades e desafios da vivência escolar para o processo formativo. Entre as possibilidades ressalta-se o contato com a escola e o desenvolvimento de saberes experienciais no processo de formação inicial. Como desafios identificou-se a superação de situações inesperadas que ocorrem no cotidiano escolar e o conhecimento específico de Química. Tais aspectos foram compartilhados pelas licenciandas-residentes em escritas realizadas em seus diários de bordo que contribuíram para o desenvolvimento de entendimentos acerca dos saberes necessários para o exercício profissional de forma mais qualificada, ampliando suas perspectivas com relação à docência | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química. | - |
| Título: dc.title | ENSINAR QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: