ENSINAR QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndressa Waldow-
Autor(es): dc.creatorElizandra Preichardt-
Autor(es): dc.creatorMarilei Maciel-
Autor(es): dc.creatorFabiane Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91361-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho relata as vivências de licenciandas em Química em sala de aula na realização do Estágio Curricular Supervisionado IV: Química no ensino médio, vinculado ao programa Residência Pedagógica. Destaca-se que no programa as licenciandas/residentes realizam um período de ambientação escolar seguido de docência em sala de aula, na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio. As ações relatadas neste artigo foram desenvolvidas em colaboração com professores da Educação Básica, preceptoras do programa, em duas escolas-campo de municípios da área de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo/RS, sendo eles: Guarani das Missões e Roque Gonzales. Neste texto busca-se relatar a importância do programa para o desenvolvimento de saberes docentes, ainda em formação inicial, por meio da realização dos estágios de docência e da inserção na escola. Nas reflexões das licenciandas/residentes evidenciam-se possibilidades e desafios da vivência escolar para o processo formativo. Entre as possibilidades ressalta-se o contato com a escola e o desenvolvimento de saberes experienciais no processo de formação inicial. Como desafios identificou-se a superação de situações inesperadas que ocorrem no cotidiano escolar e o conhecimento específico de Química. Tais aspectos foram compartilhados pelas licenciandas-residentes em escritas realizadas em seus diários de bordo que contribuíram para o desenvolvimento de entendimentos acerca dos saberes necessários para o exercício profissional de forma mais qualificada, ampliando suas perspectivas com relação à docência-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química.-
Título: dc.titleENSINAR QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.