PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVA ATRAVÉS DO PIBID: UM EXPERIMENTO SOBRE EMPUXO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMateus Henrique Barbosa-
Autor(es): dc.creatorLeonardo Colaço-
Autor(es): dc.creatorBruno Beckerle-
Autor(es): dc.creatorCaroline Portela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91358-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91358-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se uma análise de uma proposta didática desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam no Subprojeto Multidisciplinar de Biologia, Química e Física; do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá. Essa proposta se desenvolveu através de um embasamento de ensino por investigação (CARVALHO, 2013). Um grupo de bolsistas atua em uma turma de Tópicos Especiais em Física, sendo essa uma das disciplinas optativas presente na grade do ensino médio técnico integrado do IFPR. Neste trabalho, será analisado um experimento um experimento que tem como objetivo geral determinar a porcentagem do volume de uma esfera que estava submersa na água. Para realizar essa atividade os alunos estudaram os conceitos que envolvem a temática de empuxo, onde a partir dos equipamentos fornecidos, os estudantes puderam realizar a atividade, com o intuito de responder um questionário (sendo questões para responder antes do experimento e outras após obter os resultados) e uma análise experimental. Foi possível observar que os 4 grupos analisados conseguiram concluir a atividade, desse modo, os grupos organizaram mecanismos de equações para resolução, apesar de diferentes as equações, não comprometeram os resultados. Assim como todos obtiveram valores próximos e que estavam dentro do esperado. Três grupos obtiveram 55% do volume da bola submerso e um grupo obteve 56%, o que são valores aceitáveis visto que essa diferença pode se dar tanto pela precisão dos equipamentos como pelos arredondamentos de casas decimais nos cálculos realizados. Os resultados deste trabalho foram obtidos através das análises experimentais realizadas pelos alunos por meio de uma pesquisa qualitativa e condizem com uma proposta experimental de ensino por investigação. Trazer atividades como essa para sala de aula, são de grande importância ao aprendizado efetivo dos alunos, nesse caso os conceitos haviam sido apresentado aos alunos há um certo tempo, e foi possível notar em seus diálogos que eles lembravam falas do professor e externavam elas aos colegas com uma linguagem mais pessoal, o que enfatiza a compreensão dos conceitos abordados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Experimental-
Palavras-chave: dc.subjectEmpuxo.-
Título: dc.titlePROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVA ATRAVÉS DO PIBID: UM EXPERIMENTO SOBRE EMPUXO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.