
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mateus Henrique Barbosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Leonardo Colaço | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruno Beckerle | - |
| Autor(es): dc.creator | Caroline Portela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:15:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:15:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91358 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91358 | - |
| Descrição: dc.description | Apresenta-se uma análise de uma proposta didática desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam no Subprojeto Multidisciplinar de Biologia, Química e Física; do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá. Essa proposta se desenvolveu através de um embasamento de ensino por investigação (CARVALHO, 2013). Um grupo de bolsistas atua em uma turma de Tópicos Especiais em Física, sendo essa uma das disciplinas optativas presente na grade do ensino médio técnico integrado do IFPR. Neste trabalho, será analisado um experimento um experimento que tem como objetivo geral determinar a porcentagem do volume de uma esfera que estava submersa na água. Para realizar essa atividade os alunos estudaram os conceitos que envolvem a temática de empuxo, onde a partir dos equipamentos fornecidos, os estudantes puderam realizar a atividade, com o intuito de responder um questionário (sendo questões para responder antes do experimento e outras após obter os resultados) e uma análise experimental. Foi possível observar que os 4 grupos analisados conseguiram concluir a atividade, desse modo, os grupos organizaram mecanismos de equações para resolução, apesar de diferentes as equações, não comprometeram os resultados. Assim como todos obtiveram valores próximos e que estavam dentro do esperado. Três grupos obtiveram 55% do volume da bola submerso e um grupo obteve 56%, o que são valores aceitáveis visto que essa diferença pode se dar tanto pela precisão dos equipamentos como pelos arredondamentos de casas decimais nos cálculos realizados. Os resultados deste trabalho foram obtidos através das análises experimentais realizadas pelos alunos por meio de uma pesquisa qualitativa e condizem com uma proposta experimental de ensino por investigação. Trazer atividades como essa para sala de aula, são de grande importância ao aprendizado efetivo dos alunos, nesse caso os conceitos haviam sido apresentado aos alunos há um certo tempo, e foi possível notar em seus diálogos que eles lembravam falas do professor e externavam elas aos colegas com uma linguagem mais pessoal, o que enfatiza a compreensão dos conceitos abordados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem investigativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade Experimental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empuxo. | - |
| Título: dc.title | PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVA ATRAVÉS DO PIBID: UM EXPERIMENTO SOBRE EMPUXO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: