
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lucas Lage | - |
| Autor(es): dc.creator | Maiane Ourique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91357 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91357 | - |
| Descrição: dc.description | A introdução dos brinquedos na cultura infantil teve seu auge a partir do século XIX, quando começou sua fabricação em massa. Desde então, as modernas visões do objeto lúdico perpassa os anos, modificando-se e adequando-se às épocas para tornar-se desejo das crianças por suas formas, cores e potencialidades diferenciadas. Essa pesquisa visa compreender esse processo que consolidou o brinquedo dentro da infância, considerando, especialmente, os estudos benjaminianos, que contextualizam o objeto concreto e problematizam a ideia de ludicidade. Atualmente, a influência midiática sobre a cultura infantil tem emoldurado o consumo excessivo dos brinquedos, limitando, muitas vezes, a criança de criar e se adequar segundo o seu ambiente, pois o objeto já vem indicações e especificidades. Conclui-se que, embora o brinquedo não bloqueie a ludicidade, o poder da mídia na forma de vendê-lo causa grande impacto na cultura infantil, pois a lógica da lucratividade e da efemeridade sobrepõe-se à experiência lúdica. Essa pesquisa visa apresentar um estudo relacionado ao objeto introduzido na infância, o brinquedo, e sua influência nos atores dessa classe geracional. Historicamente, sua construção a partir de meados do século XVII, era realizada em família, dando um valor sentimental ao brinquedo. Com a industrialização, cresceu as possibilidades de inserção do objeto na sociedade, se tornando ferramenta de exploração do lúdico, porém com suas potencialidades limitadas. Nessa perspectiva, esse trabalho conceitua-se em três fases: a descoberta da infância, a preparação social e por fim, a industrialização em massa que corrobora para o crescimento comercial na infância. De modo, a demarcar o impacto social entre as demandas do descobrimento da infância e as articulações industriais, ambos processos que se expandiu num curto período de tempo, tendo entre seus feitos, o brinquedo. Tal objeto ganhou notoriedade na cultura infantil, algo que possuia grande valor sentimental, devido aos modelos de fabricação, expandiu-se em larga escala ganhando funções que delimitam a ludicidade infantil e seu processo criativo. O debate vem por meio das teorias de Ariès(1981), Sarmento (2001), Benjamin (2002) que se entrelaçam na cronologia infantil, permitindo um amplo embasamento teórico deste trabalho, considerando a criança pertencente em sua própria classe, denominada infância, moldada e estruturada nos olhares da figura adulta. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brinquedo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Título: dc.title | IMPACTOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRINQUEDO NA INFÂNCIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: