IMPACTOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRINQUEDO NA INFÂNCIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLucas Lage-
Autor(es): dc.creatorMaiane Ourique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:04:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:04:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91357-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91357-
Descrição: dc.descriptionA introdução dos brinquedos na cultura infantil teve seu auge a partir do século XIX, quando começou sua fabricação em massa. Desde então, as modernas visões do objeto lúdico perpassa os anos, modificando-se e adequando-se às épocas para tornar-se desejo das crianças por suas formas, cores e potencialidades diferenciadas. Essa pesquisa visa compreender esse processo que consolidou o brinquedo dentro da infância, considerando, especialmente, os estudos benjaminianos, que contextualizam o objeto concreto e problematizam a ideia de ludicidade. Atualmente, a influência midiática sobre a cultura infantil tem emoldurado o consumo excessivo dos brinquedos, limitando, muitas vezes, a criança de criar e se adequar segundo o seu ambiente, pois o objeto já vem indicações e especificidades. Conclui-se que, embora o brinquedo não bloqueie a ludicidade, o poder da mídia na forma de vendê-lo causa grande impacto na cultura infantil, pois a lógica da lucratividade e da efemeridade sobrepõe-se à experiência lúdica. Essa pesquisa visa apresentar um estudo relacionado ao objeto introduzido na infância, o brinquedo, e sua influência nos atores dessa classe geracional. Historicamente, sua construção a partir de meados do século XVII, era realizada em família, dando um valor sentimental ao brinquedo. Com a industrialização, cresceu as possibilidades de inserção do objeto na sociedade, se tornando ferramenta de exploração do lúdico, porém com suas potencialidades limitadas. Nessa perspectiva, esse trabalho conceitua-se em três fases: a descoberta da infância, a preparação social e por fim, a industrialização em massa que corrobora para o crescimento comercial na infância. De modo, a demarcar o impacto social entre as demandas do descobrimento da infância e as articulações industriais, ambos processos que se expandiu num curto período de tempo, tendo entre seus feitos, o brinquedo. Tal objeto ganhou notoriedade na cultura infantil, algo que possuia grande valor sentimental, devido aos modelos de fabricação, expandiu-se em larga escala ganhando funções que delimitam a ludicidade infantil e seu processo criativo. O debate vem por meio das teorias de Ariès(1981), Sarmento (2001), Benjamin (2002) que se entrelaçam na cronologia infantil, permitindo um amplo embasamento teórico deste trabalho, considerando a criança pertencente em sua própria classe, denominada infância, moldada e estruturada nos olhares da figura adulta.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedo-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Título: dc.titleIMPACTOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRINQUEDO NA INFÂNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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