FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSindje da Silva Rehermann-
Autor(es): dc.creatorFelipe de Barros da Silva-
Autor(es): dc.creatorElena Billig Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91355-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91355-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo visa destacar a importância da imersão do licenciando na escola, assim como o aperfeiçoamento de sua formação, a partir de políticas que oportunizem ao acadêmico de licenciatura vivenciar a realidade da Educação Básica. Dessa forma, destaca-se a perspectiva na formação acadêmico-profissional como possibilidade de interação entre a universidade e a escola na promoção do processo formativo do professor e/ou licenciando; com fundamentação teórica em Freire, Pimenta, Lüdke, Delizoicov, Diniz-Pereira, Mello e Salomão de Freitas, entre outros autores que comungam da mesma linha epistemológica crítica. No que se refere à formação pedagógica, a imersão do acadêmico de licenciatura na realidade escolar permite a associação do saber teórico com a prática, o que se considera essencial para a formação do professor. Nesse sentido, o trabalho expressa reflexões no que diz respeito à prática docente a partir de relatos de experiência de residentes do Núcleo Ciências da Natureza - Uruguaiana, do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa. O argumento central do referido texto é que, para ocorrer a plena formação docente, faz-se essencial a contribuição compartilhada entre a universidade e a escola; possibilitando também o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Assim sendo, pode-se dizer que, a formação docente é um processo contínuo, que não termina na graduação, tampouco se encerra na primeira década de carreira em sala de aula. Por isso, o professor não deve se constranger por estar em processo formativo e/ou de desenvolvimento, pois o mesmo ao buscar o aprimoramento de sua formação, não anexa somente ao seu currículo, mas também enriquece e qualifica suas aulas e o processo educativo como um todo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectformação acadêmico-profissional docente-
Palavras-chave: dc.subjectensino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Residência Pedagógica-
Título: dc.titleFORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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