
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sindje da Silva Rehermann | - |
| Autor(es): dc.creator | Felipe de Barros da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Elena Billig Mello | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91355 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91355 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo visa destacar a importância da imersão do licenciando na escola, assim como o aperfeiçoamento de sua formação, a partir de políticas que oportunizem ao acadêmico de licenciatura vivenciar a realidade da Educação Básica. Dessa forma, destaca-se a perspectiva na formação acadêmico-profissional como possibilidade de interação entre a universidade e a escola na promoção do processo formativo do professor e/ou licenciando; com fundamentação teórica em Freire, Pimenta, Lüdke, Delizoicov, Diniz-Pereira, Mello e Salomão de Freitas, entre outros autores que comungam da mesma linha epistemológica crítica. No que se refere à formação pedagógica, a imersão do acadêmico de licenciatura na realidade escolar permite a associação do saber teórico com a prática, o que se considera essencial para a formação do professor. Nesse sentido, o trabalho expressa reflexões no que diz respeito à prática docente a partir de relatos de experiência de residentes do Núcleo Ciências da Natureza - Uruguaiana, do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa. O argumento central do referido texto é que, para ocorrer a plena formação docente, faz-se essencial a contribuição compartilhada entre a universidade e a escola; possibilitando também o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Assim sendo, pode-se dizer que, a formação docente é um processo contínuo, que não termina na graduação, tampouco se encerra na primeira década de carreira em sala de aula. Por isso, o professor não deve se constranger por estar em processo formativo e/ou de desenvolvimento, pois o mesmo ao buscar o aprimoramento de sua formação, não anexa somente ao seu currículo, mas também enriquece e qualifica suas aulas e o processo educativo como um todo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação acadêmico-profissional docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Residência Pedagógica | - |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: