“O BALLET DA ORTOGRAFIA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-LETRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEmílio Bruski-
Autor(es): dc.creatorThainá Restelli-
Autor(es): dc.creatorAline Cassol Daga Cavalheiro-
Autor(es): dc.creatorAni Marchesan-
Autor(es): dc.creatorCristiane Horst-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:25:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:25:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91354-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91354-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é descrever as ações do projeto O ballet da ortografia, desenvolvido e aplicado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó-SC. Além disso, objetiva-se apresentar os resultados alcançados com a elaboração e a aplicação desse projeto, executado em 2018 em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Chapecó. A elaboração do projeto partiu da leitura dos textos de Eloisa Pilati (2017), que propõe o uso de materiais concretos, e Cintia Marangoni Menezes (2017), que propõe atividades com uso do dicionário escolar. Assim, a metodologia adotada foi a de utilização de materiais concretos (a saber: dicionários, um dado, um painel de TNT e um cronômetro) e de atividades dinâmicas e interativas (executadas em grupos) para, assim, promover a aprendizagem ativa e efetiva do aluno (MENEZES, 2017; PILATI, 2017). Ao total, trinta alunos de uma turma de nono ano da escola participaram do projeto que foi desenvolvido em quatro horas aula. Os resultados da execução desse projeto foram: melhora na memorização da ortografia e da acentuação de palavras, desenvoltura para usar o dicionário (MENEZES, 2017), ampliação do vocabulário e união entre os colegas. A aplicação do projeto também teve impacto positivo na formação inicial dos acadêmicos do curso de Letras (bolsistas PIBID) e na formação continuada da professora regente da turma que recebeu e acompanhou a execução do projeto. Conclui-se, portanto, que o PIBID, como um programa de iniciação à docência, permite a elaboração e execução de projetos mais dinâmicos e mais lúdicos, com o uso de materiais concretos, que respondam às demandas específicas de cada turma observada e que articulem a teoria vista na universidade com a prática na sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectprojeto pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectformação inicial e continuada-
Palavras-chave: dc.subjectdicionário-
Título: dc.title“O BALLET DA ORTOGRAFIA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-LETRAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.