
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Emílio Bruski | - |
| Autor(es): dc.creator | Thainá Restelli | - |
| Autor(es): dc.creator | Aline Cassol Daga Cavalheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Ani Marchesan | - |
| Autor(es): dc.creator | Cristiane Horst | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91354 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91354 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é descrever as ações do projeto O ballet da ortografia, desenvolvido e aplicado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó-SC. Além disso, objetiva-se apresentar os resultados alcançados com a elaboração e a aplicação desse projeto, executado em 2018 em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Chapecó. A elaboração do projeto partiu da leitura dos textos de Eloisa Pilati (2017), que propõe o uso de materiais concretos, e Cintia Marangoni Menezes (2017), que propõe atividades com uso do dicionário escolar. Assim, a metodologia adotada foi a de utilização de materiais concretos (a saber: dicionários, um dado, um painel de TNT e um cronômetro) e de atividades dinâmicas e interativas (executadas em grupos) para, assim, promover a aprendizagem ativa e efetiva do aluno (MENEZES, 2017; PILATI, 2017). Ao total, trinta alunos de uma turma de nono ano da escola participaram do projeto que foi desenvolvido em quatro horas aula. Os resultados da execução desse projeto foram: melhora na memorização da ortografia e da acentuação de palavras, desenvoltura para usar o dicionário (MENEZES, 2017), ampliação do vocabulário e união entre os colegas. A aplicação do projeto também teve impacto positivo na formação inicial dos acadêmicos do curso de Letras (bolsistas PIBID) e na formação continuada da professora regente da turma que recebeu e acompanhou a execução do projeto. Conclui-se, portanto, que o PIBID, como um programa de iniciação à docência, permite a elaboração e execução de projetos mais dinâmicos e mais lúdicos, com o uso de materiais concretos, que respondam às demandas específicas de cada turma observada e que articulem a teoria vista na universidade com a prática na sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | projeto pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação inicial e continuada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | dicionário | - |
| Título: dc.title | “O BALLET DA ORTOGRAFIA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-LETRAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: