O PIBID E A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MEIO ESCOLAR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDaniely Shimokawa-
Autor(es): dc.creatorTiago Paisana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91353-
Descrição: dc.descriptionA presente comunicação visa relatar o trabalho realizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - História na formação da sala de apresentações “O negro na educação: processo histórico” durante a Semana da Consciência Negra, em 2015, no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá, sob coordenação da Professora Keila Patrícia Rocha Molina. Nosso trabalho tinha como base os expostos das Leis Nº 10.639/03 e 11.645/08, sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, a educação para a diversidade e a Educação para as Relações Étnico-Raciais expressa em suas Diretrizes Curriculares Nacionais específicas. Os objetivos deste trabalho é por meio do relato de experiência pensar nas possibilidades de formação que PIBID oferece no que diz respeito ao tema. O trabalho que originou este relato apresentava quatro etapas: (a) definição de temas relacionados à Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena; (b) divisão dos alunos em grupos de até seis membros pela professora supervisora, que distribuiu os temas selecionados pelos pibidianos; (c) realização, durante o mês de outubro, de reuniões de orientação no contra turno com os alunos do Ensino Médio; (d) busca de suporte intelectual, técnico e artístico junto a integrantes do Movimento Negro, professores do departamento de História da UEM e grupos de Hip-Hop, entretanto 3 temas se diferenciaram dos demais, eram eles “O processo de abolição no Brasil”, “A escolarização da população negra” e “Ações Afirmativas”, assim, buscando um maior diálogo, optamos por criar um ambiente separado para eles. Conclui-se constatando a natureza enriquecedora das experiências oferecidas no âmbito das atividades do PIBID, e consideramos a participação dos alunos como positiva, principalmente os que formaram o espaço “O negro na educação: processo histórico” posto que eles se interessaram por todos os processos da realização do trabalho, procurando compreender mais do que fora inicialmente proposto.A presente comunicação visa relatar o trabalho realizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - História na formação da sala de apresentações “O negro na educação: processo histórico” durante a Semana da Consciência Negra, em 2015, no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá, sob coordenação da Professora Keila Patrícia Rocha Molina. Nosso trabalho tinha como base os expostos das Leis Nº 10.639/03 e 11.645/08, sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, a educação para a diversidade e a Educação para as Relações Étnico-Raciais expressa em suas Diretrizes Curriculares Nacionais específicas. Os objetivos deste trabalho é por meio do relato de experiência pensar nas possibilidades de formação que PIBID oferece no que diz respeito ao tema. O trabalho que originou este relato apresentava quatro etapas: (a) definição de temas relacionados à Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena; (b) divisão dos alunos em grupos de até seis membros pela professora supervisora, que distribuiu os temas selecionados pelos pibidianos; (c) realização, durante o mês de outubro, de reuniões de orientação no contra turno com os alunos do Ensino Médio; (d) busca de suporte intelectual, técnico e artístico junto a integrantes do Movimento Negro, professores do departamento de História da UEM e grupos de Hip-Hop, entretanto 3 temas se diferenciaram dos demais, eram eles “O processo de abolição no Brasil”, “A escolarização da população negra” e “Ações Afirmativas”, assim, buscando um maior diálogo, optamos por criar um ambiente separado para eles. Conclui-se constatando a natureza enriquecedora das experiências oferecidas no âmbito das atividades do PIBID, e consideramos a participação dos alunos como positiva, principalmente os que formaram o espaço “O negro na educação: processo histórico” posto que eles se interessaram por todos os processos da realização do trabalho, procurando compreender mais do que fora inicialmente proposto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectHistória Africana e Afro-Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectERER-
Título: dc.titleO PIBID E A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MEIO ESCOLAR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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