
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Morales | - |
| Autor(es): dc.creator | Luene Rodeghiero | - |
| Autor(es): dc.creator | Nathalia Reinehr | - |
| Autor(es): dc.creator | Bernardo Souto | - |
| Autor(es): dc.creator | Eduardo Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91352 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91352 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho relata o processo de elaboração de uma oficina promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID UFPEL, subprojeto Língua Inglesa), que foi aplicada no Colégio Estadual Cassiano do Nascimento do município de Pelotas/RS. O trabalho foi desenvolvido com base nos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em conjunto com os debates promovidos pelo coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID, subprojeto Língua Inglesa) sobre a aproximação da língua estrangeira com a realidade do aluno, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa. A língua estrangeira como parte da realidade do brasileiro, embora consolidada no âmbito sociocultural e no âmbito profissional e requerida nesses espaços, pouco é representada como um objeto de ascensão social e ponto de contato entre comunidades estrangeiras no âmbito escolar, levando a um certo desinteresse elevado quando barreiras culturais e linguísticas são encontradas pelos aprendizes. Partindo dessa noção, aliada às diretrizes da BNCC, exploramos a problemática do inglês fora da sala de aula: o porquê de aprender a língua inglesa em um país que, embora multicultural, a língua oficial e utilizada por seus cidadãos é a língua portuguesa. Assim, o objetivo da oficina foi a aproximação da língua inglesa com os alunos dos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente o sexto ano - este escolhido por ser o primeiro ano de escolarização onde os estudantes têm contato oficial com o inglês e, por consequência, período inicial de construções de barreiras linguísticas que corroboram para a existência de uma visão distante e inacessível por parte do aprendiz em relação a língua estrangeira. Centra-se a oficina no desejo de despertar a curiosidade, o interesse e o gosto nos alunos pela língua inglesa, desenvolvendo atividades que promovam uma percepção da língua inglesa no cotidiano brasileiro e um desenvolvimento de uma recepção fonética-fonológica do léxico estrangeiro. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua Inglesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fonética-fonologia. | - |
| Título: dc.title | A PRESENÇA DO INGLÊS NA REALIDADE DOS BRASILEIROS: OFICINA DE PERCEPÇÃO E APROXIMAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA AOS ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: