A PRESENÇA DO INGLÊS NA REALIDADE DOS BRASILEIROS: OFICINA DE PERCEPÇÃO E APROXIMAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA AOS ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriel Morales-
Autor(es): dc.creatorLuene Rodeghiero-
Autor(es): dc.creatorNathalia Reinehr-
Autor(es): dc.creatorBernardo Souto-
Autor(es): dc.creatorEduardo Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:09:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:09:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91352-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho relata o processo de elaboração de uma oficina promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID UFPEL, subprojeto Língua Inglesa), que foi aplicada no Colégio Estadual Cassiano do Nascimento do município de Pelotas/RS. O trabalho foi desenvolvido com base nos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em conjunto com os debates promovidos pelo coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID, subprojeto Língua Inglesa) sobre a aproximação da língua estrangeira com a realidade do aluno, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa. A língua estrangeira como parte da realidade do brasileiro, embora consolidada no âmbito sociocultural e no âmbito profissional e requerida nesses espaços, pouco é representada como um objeto de ascensão social e ponto de contato entre comunidades estrangeiras no âmbito escolar, levando a um certo desinteresse elevado quando barreiras culturais e linguísticas são encontradas pelos aprendizes. Partindo dessa noção, aliada às diretrizes da BNCC, exploramos a problemática do inglês fora da sala de aula: o porquê de aprender a língua inglesa em um país que, embora multicultural, a língua oficial e utilizada por seus cidadãos é a língua portuguesa. Assim, o objetivo da oficina foi a aproximação da língua inglesa com os alunos dos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente o sexto ano - este escolhido por ser o primeiro ano de escolarização onde os estudantes têm contato oficial com o inglês e, por consequência, período inicial de construções de barreiras linguísticas que corroboram para a existência de uma visão distante e inacessível por parte do aprendiz em relação a língua estrangeira. Centra-se a oficina no desejo de despertar a curiosidade, o interesse e o gosto nos alunos pela língua inglesa, desenvolvendo atividades que promovam uma percepção da língua inglesa no cotidiano brasileiro e um desenvolvimento de uma recepção fonética-fonológica do léxico estrangeiro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectFonética-fonologia.-
Título: dc.titleA PRESENÇA DO INGLÊS NA REALIDADE DOS BRASILEIROS: OFICINA DE PERCEPÇÃO E APROXIMAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA AOS ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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