
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fernanda Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:56:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:56:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91351 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91351 | - |
| Descrição: dc.description | As experiências didáticas desenvolvidas no programa PIBID subprojeto de Ciências Biológicas da UNOCHAPECÓ, tem proporcionado diversas contribuições para o ensino e aprendizagem dos alunos, possibilitando melhor entendimento de questões complexas através de atividades mais lúdicas, e práticas. As práticas desenvolvidas foram realizadas nas turmas do 1º e 2º ano do ensino médio, totalizando 55 alunos. As práticas foram efetuadas com auxílio de microscópios da Unochapecó, que foram levados até a escola Zélia Scharf. Foram realizadas atividades relacionadas aos conteúdos referente ao Reino Monera para o segundo ano e uma visão geral da célula para o primeiro ano, em forma de relatórios e questionários avaliativos sobre as práticas aplicadas. Verificou-se que os alunos demonstraram grande interesse na realização de tais tarefas. O ensino de Biologia enfrenta dificuldades, pois no lugar de aprender a pensar o aluno busca apenas por memorização, com isso verifica-se a importância de introduzir nos conteúdos situações da realidade dos alunos, facilitando maior compreensão científica sobre os assuntos. Aliar a teoria e prática em sala de aula é de extrema importância, pois o uso de atividades práticas despertam o interesse nos alunos e assim facilitam a construção do conhecimento de maneira interativa e prazerosa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo de Ensino e Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia. | - |
| Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: