A ludicidade no Ensino de Ciências: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAna Beatriz Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91347-
Descrição: dc.descriptionEste resumo trata de um relato de experiência vivenciado/realizado na Etapa III: Imersão na escola-campo do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana, do Subprojeto: Ciências, Matemática, Biologia, Física e Química, Núcleo: Ciências da Natureza. O objetivo desse relato é descrever a atividade lúdica proposta, que visa uma aprendizagem de qualidade dos estudantes, e o envolvimento, a criatividade, a inovação no/para a construção do conhecimento pela ludicidade. A atividade foi metodologicamente organizada a partir dos Três Momentos Pedagógicos, apresentados por Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2011) em seu trabalho, onde há a Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Na Problematização Inicial, foram feitos questionamentos para conhecer as noções prévias dos alunos sobre as camadas da Terra. Para trabalhar a Organização do Conhecimento, foi dada uma aula expositiva dialogada sobre o conteúdo, utilizando materiais como o globo terrestre, videoaula e um bolo que representava as camadas da Terra. Na aplicação do Conhecimento, organizou-se um jogo de perguntas e respostas, com intenção de revisar o conteúdo, onde os alunos puderam receber como recompensação a uma resposta correta um pedaço de bolo. Os estudantes que erravam a resposta ou não sabiam, ganharam um pedaço pela participação, depois de ser auxiliado de um colega a chegar na resposta correta. Com o retorno positivo da atividade pela turma, pôde-se confirmar que o lúdico, caminhando junto com a parte teórica dos conteúdos, instiga os estudantes a aplicar melhor os conhecimentos construídos e reforça o que já foi trabalhado. A perspectiva do trabalho é de ir ao encontro do que propõe a Inovação Pedagógica, considerando que o Programa de Residência Pedagógica tem como uma das metas a inovação como processo potencializador do ensino- aprendizagem. Além disso, se ancora na proposta de Freire (1979), ao apresentar a dialogicidade como indicativa para a proposta inovadora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectensino de Ciências, ludicidade, camadas da Terra, Residência Pedagógica-
Título: dc.titleA ludicidade no Ensino de Ciências: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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