
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ana Beatriz Cunha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91347 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91347 | - |
| Descrição: dc.description | Este resumo trata de um relato de experiência vivenciado/realizado na Etapa III: Imersão na escola-campo do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana, do Subprojeto: Ciências, Matemática, Biologia, Física e Química, Núcleo: Ciências da Natureza. O objetivo desse relato é descrever a atividade lúdica proposta, que visa uma aprendizagem de qualidade dos estudantes, e o envolvimento, a criatividade, a inovação no/para a construção do conhecimento pela ludicidade. A atividade foi metodologicamente organizada a partir dos Três Momentos Pedagógicos, apresentados por Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2011) em seu trabalho, onde há a Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Na Problematização Inicial, foram feitos questionamentos para conhecer as noções prévias dos alunos sobre as camadas da Terra. Para trabalhar a Organização do Conhecimento, foi dada uma aula expositiva dialogada sobre o conteúdo, utilizando materiais como o globo terrestre, videoaula e um bolo que representava as camadas da Terra. Na aplicação do Conhecimento, organizou-se um jogo de perguntas e respostas, com intenção de revisar o conteúdo, onde os alunos puderam receber como recompensação a uma resposta correta um pedaço de bolo. Os estudantes que erravam a resposta ou não sabiam, ganharam um pedaço pela participação, depois de ser auxiliado de um colega a chegar na resposta correta. Com o retorno positivo da atividade pela turma, pôde-se confirmar que o lúdico, caminhando junto com a parte teórica dos conteúdos, instiga os estudantes a aplicar melhor os conhecimentos construídos e reforça o que já foi trabalhado. A perspectiva do trabalho é de ir ao encontro do que propõe a Inovação Pedagógica, considerando que o Programa de Residência Pedagógica tem como uma das metas a inovação como processo potencializador do ensino- aprendizagem. Além disso, se ancora na proposta de Freire (1979), ao apresentar a dialogicidade como indicativa para a proposta inovadora. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de Ciências, ludicidade, camadas da Terra, Residência Pedagógica | - |
| Título: dc.title | A ludicidade no Ensino de Ciências: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: