O JOGO DA MEMÓRIA QUÍMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

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Autor(es): dc.creatorVinicius Barbosa-
Autor(es): dc.creatorMaria Regina Casartelli-
Autor(es): dc.creatorMarcia Firme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91344-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91344-
Descrição: dc.descriptionA utilização de jogos e atividades lúdicas, como estratégia de ensino pode contribuir para despertar o interesse dos alunos pelas atividades da escola e melhorar o desempenho dos mesmos, facilitando a aprendizagem. Segundo Campos e colaboradores (2002), o jogo didático constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos, desenvolver o pensamento lógico dos alunos e atender às características da adolescência. Para tanto, deve-se ressaltar que o lúdico não deve ser visto apenas como diversão ou passa tempo, mas sim como um instrumento importante nos processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, durante a execução do jogo, assim como em qualquer outra metodologia de ensino, o professor deverá atuar como mediador do processo. Cabe ressaltar que os jogos didáticos não são substitutos de outros métodos de ensino e sim suportes para os professores e poderosos motivadores para os alunos.Partindo deste pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância dos jogos didáticos na educação básica, apresentando ao leitor um estudo sobre os benefícios e as limitações que este recurso pode oferecer. Também, por acreditar na eficácia dos jogos enquanto material didático, este estudo apresenta o desenvolvimento e a aplicação do “Jogo da Memória químico” que tem como objetivo revisar e discutir às dificuldades adquiridas durante o processo de aprendizagem de nomenclaturas químicas e fórmulas moleculares. Esta pesquisa foi desenvolvida por discentes do curso de Química - Licenciatura no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) com estudantes do ensino médio em uma Escola Estadual situada na cidade de Bagé - RS. Este programa eleva a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, pois promove a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica que são acompanhados por um professor da escola e por um docente da instituição de educação superior.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectJogo Didático-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica.-
Título: dc.titleO JOGO DA MEMÓRIA QUÍMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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