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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Igor Duarte | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabio Fortunato Filho | - |
| Autor(es): dc.creator | Matheus Araujo | - |
| Autor(es): dc.creator | Vinicius Olinek | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:41:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:41:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91343 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91343 | - |
| Descrição: dc.description | O presente pôster relata uma vivência, dos residentes da disciplina de Matemática, no Colégio Estadual Pedro Macedo, localizado em Curitiba, através do projeto Residência Pedagógica vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Introduziu-se o conteúdo de equações para os nonos anos e em proveito do conteúdo, trabalhou-se o conceito de igualdade, dirigindo inicialmente um debate sobre o que seria “igualdade” e em seguida sobre o que significava igualdade matemática. Após a definição matemática de igualdade, iniciou-se os estudos do conceito utilizando uma balança de dois pratos, uma balança digital e um conjunto com pesos de madeiras e outros objetos. Levando em conta a importância de utilizar materiais concretos, utilizamos as balanças para estabelecer uma relação entre os conceitos de igualdade, a acepção da definição matemática e o equilíbrio da balança. A curiosidade dos estudantes foi essencial em todo o processo. Eles se interessaram em comparar a massa de objetos (blocos de madeira, bolas de tênis, celulares, materiais escolares etc.) na balança de dois pratos e utilizaram a balança digital conhecer com maior exatidão o “peso” dos objetos. Utilizando a linguagem matemática pode-se, consequentemente, fazer uma relação entre o equilíbrio da balança de dois pratos e a equação do primeiro grau. O material concreto (a balança) seguido de exemplos abstratos (numéricos e algébricos) reforçou a capacidade dos estudantes em efetuar manipulações algébricas em equações e expressões matemáticas além de contribuir na correlação da matemática produzida e o mundo real. E embora a imagem da balança de dois pratos seja utilizada em livros didáticos para ilustrar o conceito de igualdade matemática e facilitar o aprendizado de equações não é o que ocorre. Essa imagem não possuía significado expressivo aos estudantes pois representava um objeto com o qual eles nunca haviam interagido, não sabiam o funcionamento e nem ao menos está ou esteve presente no cotidiano deles. A utilização da balança como material didático ajudou a diminuir esse desconhecimento, auxiliando os estudantes não só a compreenderem melhor o conceito de igualdade matemática como no processo de resolução de equações algébricas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | material manipulável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de álgebra | - |
| Título: dc.title | UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO BÁSICO: A UTILIZAÇÃO DA BALANÇA PARA ENSINAR EQUAÇÕES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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