UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO BÁSICO: A UTILIZAÇÃO DA BALANÇA PARA ENSINAR EQUAÇÕES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorIgor Duarte-
Autor(es): dc.creatorFabio Fortunato Filho-
Autor(es): dc.creatorMatheus Araujo-
Autor(es): dc.creatorVinicius Olinek-
Autor(es): dc.creatorLuciana Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91343-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91343-
Descrição: dc.descriptionO presente pôster relata uma vivência, dos residentes da disciplina de Matemática, no Colégio Estadual Pedro Macedo, localizado em Curitiba, através do projeto Residência Pedagógica vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Introduziu-se o conteúdo de equações para os nonos anos e em proveito do conteúdo, trabalhou-se o conceito de igualdade, dirigindo inicialmente um debate sobre o que seria “igualdade” e em seguida sobre o que significava igualdade matemática. Após a definição matemática de igualdade, iniciou-se os estudos do conceito utilizando uma balança de dois pratos, uma balança digital e um conjunto com pesos de madeiras e outros objetos. Levando em conta a importância de utilizar materiais concretos, utilizamos as balanças para estabelecer uma relação entre os conceitos de igualdade, a acepção da definição matemática e o equilíbrio da balança. A curiosidade dos estudantes foi essencial em todo o processo. Eles se interessaram em comparar a massa de objetos (blocos de madeira, bolas de tênis, celulares, materiais escolares etc.) na balança de dois pratos e utilizaram a balança digital conhecer com maior exatidão o “peso” dos objetos. Utilizando a linguagem matemática pode-se, consequentemente, fazer uma relação entre o equilíbrio da balança de dois pratos e a equação do primeiro grau. O material concreto (a balança) seguido de exemplos abstratos (numéricos e algébricos) reforçou a capacidade dos estudantes em efetuar manipulações algébricas em equações e expressões matemáticas além de contribuir na correlação da matemática produzida e o mundo real. E embora a imagem da balança de dois pratos seja utilizada em livros didáticos para ilustrar o conceito de igualdade matemática e facilitar o aprendizado de equações não é o que ocorre. Essa imagem não possuía significado expressivo aos estudantes pois representava um objeto com o qual eles nunca haviam interagido, não sabiam o funcionamento e nem ao menos está ou esteve presente no cotidiano deles. A utilização da balança como material didático ajudou a diminuir esse desconhecimento, auxiliando os estudantes não só a compreenderem melhor o conceito de igualdade matemática como no processo de resolução de equações algébricas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectmaterial manipulável-
Palavras-chave: dc.subjectensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectensino de álgebra-
Título: dc.titleUMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO BÁSICO: A UTILIZAÇÃO DA BALANÇA PARA ENSINAR EQUAÇÕES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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