CONTEXTUALIZANDO A GENÉTICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorArieli Balsanéllo-
Autor(es): dc.creatorFernanda Fleck Pereira-
Autor(es): dc.creatorAna Silveira Dal Col-
Autor(es): dc.creatorTatiane Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorAdriane de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91342-
Descrição: dc.descriptionAtualmente, as mudanças sociais e as novas leis implantadas fazem a educação inclusiva passar por um momento de reflexão, principalmente no âmbito escolar onde busca-se por soluções que possam atender as necessidades educacionais especiais presentes em sala de aula (LIPPE; CAMARGO, 2009). Para tanto, o educador precisa romper vínculos com o ensino tradicional que rege de um modo geral, e partir em busca de diferentes estratégias pedagógicas, moldando e adaptando sua forma de ensinar, garantindo assim o acesso à educação igual para todos (LIPPE; CAMARGO, 2009). Este estudo apresenta uma análise das vivências de acadêmicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como bolsistas do Programa Interdisciplinar de Ciências do Residência Pedagógica, cujo objetivo foi aplicar e analisar as contribuições de uma aula prática de genética, levando em consideração as necessidades especiais de uma discente do 2° ano do ensino médio com transtorno do espectro autista (TEA). A prática foi planejada de acordo com a pedagogia histórico crítica, além disso contamos com o auxílio de imagens coloridas e o livro didático. A metodologia utilizada foi qualitativa. A atividade nomeada “prática das cores”, consistia em três misturas diferentes, solicitou-se a escolar que manuseasse os materiais e misturasse as tintas e os ingredientes, o frasco 1 possuía 3 colheres de tinta vermelha misturadas com água, para representar a dominância completa, no frasco 2: 1 colher de tinta vermelha, 1 colher de tinta branca e água misturadas, para representar a dominância incompleta, no frasco 3: 100mL de óleo de cozinha e 100mL de leite, visto que esses ingredientes não se misturam, foi possível representar a codominância. Cada tema era posteriormente explicado com o auxílio de imagens contextualizadas. Percebeu-se que a aula adaptada foi de grande utilidade, visto que no momento da avaliação, a mesma mostrou recordar de informações e realizar associações que, em aulas com metodologias tradicionais não eram apresentadas por ela, dessa forma, concluímos que a prática contribuiu significativamente no processo de ensino aprendizagem da escolar. A partir deste trabalho reforçamos a importância da adequação das aulas as necessidades dos discentes, para que ocorra a constante transformação e construção de uma eficiente gestão da prática docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão, ensino, biologia-
Título: dc.titleCONTEXTUALIZANDO A GENÉTICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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