
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vinicius da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Lara Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Glaci Walesko | - |
| Autor(es): dc.creator | Edna Sakon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91340 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91340 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho foi produzido para o Programa de Residência Pedagógica e aplicado em três turmas de nonos anos do período vespertino do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba - PR. Apresenta uma proposta de atividade avaliativa nos moldes da metodologia de resolução de problemas, visando a aplicabilidade dos modelos de investigação sugeridos por George Polya (POLYA, 2006), com o intuito de oportunizar uma leitura significativa que seja não só interessante aos alunos, mas que também seja capaz de desenvolver a habilidade de retenção da informação através do enunciado dos exercícios. Além disso, a atividade tem o intuito de complementar a formação leitora dos estudantes, tendo em vista que a mesma acaba por ser negligenciada até mesmo nas aulas de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2009). A avaliação foi estruturada com base em uma contextualização ficcional, onde cada questão contém um capítulo de uma história. Trata-se portanto de uma produção interdisciplinar, pois além de atribuir um enfoque narrativo a uma avaliação matemática, envolveu um trabalho colaborativo de alunos de diferentes licenciaturas. O processo de produção compreendeu cinco momentos principais: primeiramente, a escolha de um tema para o enredo; em segundo lugar, a seleção de questões base a partir do livro didático utilizado em sala; em seguida, a adaptação do enredo para as questões; em quarto lugar, a ilustração dos quadrinhos; e por fim, o ajuste dos aspectos específicos da avaliação das habilidades matemáticas com o auxílio das professoras orientadoras e dos demais residentes do Programa. Empregada a avaliação, foi então aplicada aos alunos uma pesquisa qualitativa, a fim de verificar a aceitabilidade de uma atividade matemática que abarcasse também atividades de leitura, assim como a interferência da narrativa no desempenho e na realização da prova. De acordo com os resultados, o método utilizado não só obteve ampla aprovação dos alunos, como também foi solicitado pelos mesmos para futuras avaliações. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ilustrações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Matemática | - |
| Título: dc.title | NARRATIVA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: