NARRATIVA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVinicius da Silva-
Autor(es): dc.creatorLara Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorGlaci Walesko-
Autor(es): dc.creatorEdna Sakon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91340-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91340-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho foi produzido para o Programa de Residência Pedagógica e aplicado em três turmas de nonos anos do período vespertino do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba - PR. Apresenta uma proposta de atividade avaliativa nos moldes da metodologia de resolução de problemas, visando a aplicabilidade dos modelos de investigação sugeridos por George Polya (POLYA, 2006), com o intuito de oportunizar uma leitura significativa que seja não só interessante aos alunos, mas que também seja capaz de desenvolver a habilidade de retenção da informação através do enunciado dos exercícios. Além disso, a atividade tem o intuito de complementar a formação leitora dos estudantes, tendo em vista que a mesma acaba por ser negligenciada até mesmo nas aulas de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2009). A avaliação foi estruturada com base em uma contextualização ficcional, onde cada questão contém um capítulo de uma história. Trata-se portanto de uma produção interdisciplinar, pois além de atribuir um enfoque narrativo a uma avaliação matemática, envolveu um trabalho colaborativo de alunos de diferentes licenciaturas. O processo de produção compreendeu cinco momentos principais: primeiramente, a escolha de um tema para o enredo; em segundo lugar, a seleção de questões base a partir do livro didático utilizado em sala; em seguida, a adaptação do enredo para as questões; em quarto lugar, a ilustração dos quadrinhos; e por fim, o ajuste dos aspectos específicos da avaliação das habilidades matemáticas com o auxílio das professoras orientadoras e dos demais residentes do Programa. Empregada a avaliação, foi então aplicada aos alunos uma pesquisa qualitativa, a fim de verificar a aceitabilidade de uma atividade matemática que abarcasse também atividades de leitura, assim como a interferência da narrativa no desempenho e na realização da prova. De acordo com os resultados, o método utilizado não só obteve ampla aprovação dos alunos, como também foi solicitado pelos mesmos para futuras avaliações.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectIlustrações-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Matemática-
Título: dc.titleNARRATIVA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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