LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorÁlvaro Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMarilei Maciel-
Autor(es): dc.creatorFabiane Leite-
Autor(es): dc.creatorLuís Arlém Rambo Petry-
Autor(es): dc.creatorMari Soni Petry-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91339-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91339-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se neste artigo reflexões decorrentes da realização de um projeto pedagógico no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Por meio do projeto buscou-se revitalizar o espaço do laboratório de Ciências de uma escola pública da região das Missões/RS no período de 15 horas/aula. As ações foram desenvolvidas por dois licenciandos/residentes vinculados a escola, com auxílio de professores e dos preceptores em atividade na Educação Básica/preceptores, que contribuíram na construção do projeto e na organização do espaço. Os residentes são licenciandos do curso de Ciências Biológicas e de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A necessidade de revitalização para a melhoria do uso espaço do laboratório surgiu a partir do aumento da demanda de utilização deste espaço na escola, tendo em vista o aumento no número de licenciandos dos cursos da área de Ciências da Natureza inseridos na escola por meio do programa, os quais inseriram nas aulas atividades experimentais e atividades práticas e assim surgiu a necessidade de se adequar o laboratório da escola para os professores e os futuros estagiários que lecionaram na escola. Com o trabalho de readequação do espaço do laboratório de Ciências para realização de aulas com experimentação, destaca-se a importância em manter o ambiente adequado e do uso dos componentes químicos e os modelos de física e biologia nas aulas o que contribui para motivar os professores na construção de planejamentos com foco em atividades experimentais. O envolvimento dos licenciandos/residentes na realização do projeto foi de suma importância para o processo formativo, tendo em vista os diálogos colaborativos realizados por meio do conhecimento acerca dos materiais disponíveis na escola e as possibilidades de aulas a serem desenvolvidas para uma melhoria da educação e do ensino aprendizagem assim complementando a formação dos professores e revitalizando os espaços para que os professores de ciências possam passar a usar novamente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica, Ensino de Ciências, Formação de Professores.-
Título: dc.titleLABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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