
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jenniffer Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Renan de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Kelwin Moreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Jeanice Malvezzi | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91334 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91334 | - |
| Descrição: dc.description | A presente análise tem como propósito relatar a intervenção realizada pelos acadêmicos bolsistas do Subprojeto Multidisciplinar de Química e Física do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na disciplina de Física ministrada no Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá em Ponta Grossa, a respeito de grandezas físicas e unidades de medida no Sistema Internacional de Unidades (SI) com alunos do Ensino Médio. O foco da intervenção desenvolvida foi a participação e compreensão dos alunos através de atividades lúdicas relacionadas ao tema, abordando as diferenças entre as grandezas escalares e vetoriais; fundamentais e derivadas; as unidades de medida, a conversão de unidades de medida e os instrumentos de medição; além de exercícios envolvendo cálculos matemáticos. Foram coletados dados em 5 turmas do 1° ano do Ensino Médio, avaliando-os em um sistema parcial de notas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade, Intervenção, Medição. | - |
| Título: dc.title | INTERVENÇÃO SOBRE GRANDEZAS FÍSICAS, UNIDADES DE MEDIDA E CONVERSÃO DE UNIDADES DENTRO DE UMA PERSPECTIVA LÚDICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: