SEMINÁRIOS EM FORMATO DE RODA DE CONVERSA: UM ESTUDO SOBRE AS FUNÇÕES OXIGENADAS NO COTIDIANO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSamara Pereira-
Autor(es): dc.creatorMarcia Firme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91333-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91333-
Descrição: dc.descriptionA contextualização nas aulas de ciências possibilita estabelecer sentido no aprendizado, despertar a criticidade nos discentes e fornecer ao aluno uma abordagem dos conteúdos que utilize fatos do cotidiano. Muitos autores defendem que utilizar a contextualização é fazer com que a Química torne-se uma ciência mais próxima do aluno, diminuindo, assim, o grande mito de que se trata de uma ciência muito complexa. Deste modo, o aluno deixa de ser um ser um mero receptor de conhecimento, e passa a ser um construtor do conhecimento à medida que ele investiga diversas fontes de conhecimento e intercruza teorias a fim de construir novas teorias ou confirmar as já existentes.Tais aspectos, além de potencializar a motivação, são fundamentais para que se coloque em prática um dos objetivos mais importantes da educação básica: o conhecimento objetivo e crítico da realidade. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da contextualização em sala de aula apresentando um relato de experiência vivenciado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual situada na cidade de Bagé - RS. Para isso este trabalho demonstra um estudo sobre o uso de seminários em formato de roda de conversa, com temas do cotidiano dos discentes articulados as funções oxigenadas. Utilizou-se a dinâmica da roda de conversa por acreditar que a mesma seja facilitadora e de grade valia para o processo de ensino - aprendizagem, visto que os alunos da turma demonstravam interesse, mas sentiam-se envergonhados para apresentar o seminário de maneira tradicional. Este estudo foi desenvolvido por uma discente do curso de Química Licenciatura no âmbito do Programa Institucional de Residência Pedagógica que, articulado aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional e tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. Assim, o programa induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, pois promove não só a imersão do licenciando na escola de educação básica, mas uma participação ativa nas instituições onde residem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectRoda de Conversa-
Título: dc.titleSEMINÁRIOS EM FORMATO DE RODA DE CONVERSA: UM ESTUDO SOBRE AS FUNÇÕES OXIGENADAS NO COTIDIANO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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