
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Samara Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Elisabete da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcia Firme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91332 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91332 | - |
| Descrição: dc.description | Durante muito tempo, as pessoas com Síndrome de Down, foram consideradas seres incompetentes, incapazes de aprender e de se relacionar com a sociedade em sua volta. Entretanto, embora apresentem deficiências intelectuais de diferentes níveis, as pessoas com está condição genética são capazes de aprender e exercer o seu lado cognitivo. Para tanto, a inserção adequada destes indivíduos no contexto escolar é fundamental para o seu desenvolvimento. Assim, devemos ter em mente que deve ser oferecido um ensino de qualidade para os alunos portadores da Síndrome, fazendo - se necessário dar-lhe todas as oportunidades e todo apoio necessário para que os mesmos possam desenvolver as suas faculdades cognitivas e sociais até ao máximo que lhe for possível. Dito isso, este trabalho tem por objetivo apresentar ao leitor um conhecimento mais aprofundado sobre os processos de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Down, sobre o desenvolvimento destes alunos, as suas capacidades e limitações. Também, pretende-se apresentar uma sequência didática para o ensino de química que esta em sua fase de desenvolvimento, construída a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) - pressuposto teórico metodológico que propõe a remoção de toda e qualquer barreira no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a aprendizagem para todos os alunos, incluindo alunos com a Síndrome de Down.O estudo desenvolvido a partir deste pressuposto será por meio da realização de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que buscou planejar, implementar e avaliar suas contribuições no ensino de lipídeos, para uma turma de Ensino Médio de uma Escola Estadual situada na cidade de Bagé/Rio Grande do Sul. Com está proposta de intervenção com a execução de alternativas didático metodológicas para o ensino de Química baseadas nos preceitos do DUA pretende – se que todos os alunos independente de suas singularidades sejam capazes de visualizar e possivelmente alterar o contexto que está inserido relacionando seu cotidiano e o estudo de química. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão;Intervenção Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contextualização. | - |
| Título: dc.title | A SÍNDROME DE DOWN E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM A PARTIR DA TEMÁTICA LIPÍDEOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: