A SÍNDROME DE DOWN E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM A PARTIR DA TEMÁTICA LIPÍDEOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSamara Pereira-
Autor(es): dc.creatorElisabete da Silva-
Autor(es): dc.creatorMarcia Firme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91332-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91332-
Descrição: dc.descriptionDurante muito tempo, as pessoas com Síndrome de Down, foram consideradas seres incompetentes, incapazes de aprender e de se relacionar com a sociedade em sua volta. Entretanto, embora apresentem deficiências intelectuais de diferentes níveis, as pessoas com está condição genética são capazes de aprender e exercer o seu lado cognitivo. Para tanto, a inserção adequada destes indivíduos no contexto escolar é fundamental para o seu desenvolvimento. Assim, devemos ter em mente que deve ser oferecido um ensino de qualidade para os alunos portadores da Síndrome, fazendo - se necessário dar-lhe todas as oportunidades e todo apoio necessário para que os mesmos possam desenvolver as suas faculdades cognitivas e sociais até ao máximo que lhe for possível. Dito isso, este trabalho tem por objetivo apresentar ao leitor um conhecimento mais aprofundado sobre os processos de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Down, sobre o desenvolvimento destes alunos, as suas capacidades e limitações. Também, pretende-se apresentar uma sequência didática para o ensino de química que esta em sua fase de desenvolvimento, construída a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) - pressuposto teórico metodológico que propõe a remoção de toda e qualquer barreira no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a aprendizagem para todos os alunos, incluindo alunos com a Síndrome de Down.O estudo desenvolvido a partir deste pressuposto será por meio da realização de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que buscou planejar, implementar e avaliar suas contribuições no ensino de lipídeos, para uma turma de Ensino Médio de uma Escola Estadual situada na cidade de Bagé/Rio Grande do Sul. Com está proposta de intervenção com a execução de alternativas didático metodológicas para o ensino de Química baseadas nos preceitos do DUA pretende – se que todos os alunos independente de suas singularidades sejam capazes de visualizar e possivelmente alterar o contexto que está inserido relacionando seu cotidiano e o estudo de química.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão;Intervenção Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização.-
Título: dc.titleA SÍNDROME DE DOWN E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM A PARTIR DA TEMÁTICA LIPÍDEOS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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