Ensino de Evolução na formação acadêmica em Ciências da Natureza: um relato de experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernanda Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorFranciele Sganzerla-
Autor(es): dc.creatorJuliana Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorCadidja Coutinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91331-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91331-
Descrição: dc.descriptionO ensino da Evolução, em função do seu caráter unificador na Biologia, possibilita estabelecer uma série de relações com outros conteúdos abordados nas Ciências da Natureza. Porém, as dificuldades apresentadas, tanto por professores quanto por alunos, na compreensão dos conceitos que envolvem o processo evolutivo, passaram a ser motivo de preocupação de muitos estudiosos, bem como no próprio espaço escolar. Assim sendo, o presente relato de experiência visa descrever o potencial de um projeto de ensino intitulado “Estimulando o pensamento evolutivo na formação docente: monitoria voluntária” (em andamento), que buscou estimular o pensamento evolutivo dos acadêmicos de Ciências da Natureza Licenciatura da UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS, através de atividades de monitoria no componente Evolução. As propostas pedagógicas foram realizadas em uma turma de primeiro semestre do curso supracitado, desenvolvendo ações para construção do aprendizado e da formação acadêmica. A monitoria auxilia os alunos nas atividades curriculares ao longo do semestre, com o desenvolvimento de práticas experimentais e seus respectivos relatórios, trabalhos de pesquisa, confecção de cartazes, maquetes, entre outras. A análise da proposta (até o momento) ocorreu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, obtendo um resultado positivo e com a indicação de que a monitoria permitiu o esclarecimento de dúvidas dos conteúdos e das atividades realizadas. O intuito do projeto tem sido atingido, na promoção do pensamento em árvore e da interação entre a Evolução e as Ciências da Natureza, favorecendo a construção do conhecimento na área.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectrelato de experiência, formação continuada, processo evolutivo, construção do conhecimento.-
Título: dc.titleEnsino de Evolução na formação acadêmica em Ciências da Natureza: um relato de experiência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.