
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fernanda Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Franciele Sganzerla | - |
| Autor(es): dc.creator | Juliana Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Cadidja Coutinho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91331 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91331 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino da Evolução, em função do seu caráter unificador na Biologia, possibilita estabelecer uma série de relações com outros conteúdos abordados nas Ciências da Natureza. Porém, as dificuldades apresentadas, tanto por professores quanto por alunos, na compreensão dos conceitos que envolvem o processo evolutivo, passaram a ser motivo de preocupação de muitos estudiosos, bem como no próprio espaço escolar. Assim sendo, o presente relato de experiência visa descrever o potencial de um projeto de ensino intitulado “Estimulando o pensamento evolutivo na formação docente: monitoria voluntária” (em andamento), que buscou estimular o pensamento evolutivo dos acadêmicos de Ciências da Natureza Licenciatura da UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS, através de atividades de monitoria no componente Evolução. As propostas pedagógicas foram realizadas em uma turma de primeiro semestre do curso supracitado, desenvolvendo ações para construção do aprendizado e da formação acadêmica. A monitoria auxilia os alunos nas atividades curriculares ao longo do semestre, com o desenvolvimento de práticas experimentais e seus respectivos relatórios, trabalhos de pesquisa, confecção de cartazes, maquetes, entre outras. A análise da proposta (até o momento) ocorreu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, obtendo um resultado positivo e com a indicação de que a monitoria permitiu o esclarecimento de dúvidas dos conteúdos e das atividades realizadas. O intuito do projeto tem sido atingido, na promoção do pensamento em árvore e da interação entre a Evolução e as Ciências da Natureza, favorecendo a construção do conhecimento na área. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | relato de experiência, formação continuada, processo evolutivo, construção do conhecimento. | - |
| Título: dc.title | Ensino de Evolução na formação acadêmica em Ciências da Natureza: um relato de experiência | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: